Mato Grosso, Domingo, 11 de Janeiro de 2026     
Novo Portal
Unemat discute alteração de Lei 30 com Secretarias de Estado
Orçamento
Unemat discute alteração de Lei 30 com Secretarias de Estado
19/05/2008 13:37:48
por Coordenadoria de Comunicação Social
Unemat em reunião com Secretária de Apoio a políticas educacionais e Secitec
Unemat em reunião com Secretária de Apoio a políticas educacionais e Secitec

Comissão composta por gestores, docentes, técnicos e acadêmicos da Unemat discutiram, com representantes das secretarias de Ciência e Tecnologia (Secitec) e de Apoio a Políticas Educacionais, possíveis adequações na proposta do Governo de modificação da Lei Complementar 30/93, que criou a Universidade. A reunião foi realizada na última sexta-feira (16.05), na sede da Secitec, em Cuiabá.

Escrita por uma equipe composta por deputados, técnicos e procurador de Estado, coordenada pela secretária Extraordinária de Apoio a Políticas Educacionais, Flávia Nogueira, a minuta tem por objetivo o reajuste e modernização da Lei 30 e foi apresentada na pelo Governador Blairo Maggi, na reunião de conclusão das negociações para alteração do orçamento da Unemat. “O texto era um regimento geral aplicável a diferentes Fundações. O que estamos fazendo é adequar alguns pontos para que possam refletir as peculiaridades e identidade da Unemat”, explicou a Secretária.

De acordo com a proposta, ficam revogados e alterados artigos da Lei 30. Entre os mais discutidos, estaria a inclusão do Conselho Curador e do Congresso Universitário como órgãos colegiados. O conselho curador teria funções deliberativas e normativas, com participação também da comunidade externa da Universidade, como: representante da Secitec, do governo do Estado, além de profissionais da reitoria, de órgão de classe e membros eleitos de cada categoria.

Outro ponto tratado que vai refletir diretamente na qualidade das atividades desenvolvidas na Universidade, dispõe sobre a alteração do seu orçamento e forma de financiamento. Além do índice de 4,2% sobre a arrecadação de impostos estaduais como ICMS, IPVA e ITCD, inclui repasses do Governo Federal, somando 1,2% oriundos do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Imposto de Produtos Industrializados (IPI).

Para o reitor Taisir Karim, a modificação do orçamento da Unemat é fundamental para a implementação dos novos Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e investimento na Instituição. Entretanto, a alteração da Lei deve ser muito bem estudada internamente para garantir a autonomia universitária. “A negociação com o Governo vem ocorrendo de forma muito positiva, ao propiciar a participação e diálogo dos diferentes segmentos da comunidade interna e externa”, disse. A proposta de alteração nas carreiras vem sendo negociada com diferentes segmentos da Universidade, poderes Legislativo e Executivo desde o ano passado.

Também estiveram presentes à reunião, o Deputado Estadual Alexandre César, a Superintendente de Gestão da Educação Superior da Secitec, Inês Costa Marques, a presidente do Sindicato dos Docentes (Adunemat), Maria Ivonete, e o presidente do Sindicato dos Técnicos (Sintesmat), Miguel Rodrigues.

Próximos passos: A minuta será confrontada como o texto original da LC 30/93, comparando artigo por artigo, para incluir alterações e adaptar a redação da nova lei. Na próxima semana, a minuta será encaminhada para a Casa Civil para possíveis adequações jurídicas e, posteriormente, enviada à Assembléia Legislativa.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 25197 | Impressões: 164552
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada