O Coordenador da área de Arqueologia Social da Universidad do Chile, Roberto Hernández está em Mato Grosso conhecendo as experiências da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, em projetos de Ensino, Extensão e Pesquisa que tenham como enfoque questões sócio-ambientais e comunidades indígenas. A idéia é, a partir de uma troca de experiência, elaborar ações de intercâmbios em projetos comuns entre as duas instituições.
Em uma reunião realizada ontem na sede administrativa da Unemat em Cáceres com a pró-reitora de Extensão e Cultura, Solange Ikeda, o professor apresentou as linhas de trabalho e atuação da Universidad do Chile, fundamentando a proposta e a viabilidade de intercâmbios. "A proposta de desenvolvermos projetos conjuntamente serve como apoio e aprendizagem recíproca", afirma Hernández .
O contato inicial foi estabelecido em Cáceres, com o Núcleo de Assuntos Indígenas, NAI , e o Projetos Bases Sócio-Ambientais para o Planejamento Urbano da Cidade de Cáceres-MT. Duas propostas distintas pautadas pelo estudo e pesquisa da cultura e vivência de comunidades indígenas e pelo mapeamento das problemáticas da comunidade cacerense. Trabalhos que impressionaram o professor como ação investigativa que responde aos questionamentos da comunidade acadêmica e as necessidades da comunidade local, consolidando o vínculo entre universidade e sociedade.
Hoje o professor se reúne com o coordenador do 3º grau Indígena, Elias Januário, na expectativa de conhecer a experiência pioneira na América Latina em formação superior de professores indígenas. O projeto atende 33 etnias de 14 estados brasileiros com formação em serviço o que garante a permanência dos professores em suas comunidades.
Motivações
Outro objetivo da vinda do professor a Cáceres foi assistir a apresentação de sua co-orientanda Ione Aparecida Martins , com quem manteve o contato de orientação via internet. Acadêmica de História, Ione apresentou ontem a noite, no Campus Jane Vanini, o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido junto a uma escola pública do município de Cáceres intitulado, Arqueologia vai a Escola. Um estudo pautado com base em Identidade, Educação Patrimonial e Memória.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24920 | Impressões: 158398 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária