Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Novo coordenador da CEAD fala sobre as perspectivas para o ensino a distância na Unemat
Proposta
Novo coordenador da CEAD fala sobre as perspectivas para o ensino a distância na Unemat
29/04/2008 11:50:29
por Coordenadoria de Comunicação Social

A elaboração de um projeto que contemple os domínios pedagógico e de aporte tecnológico na modalidade do ensino a distância é uma das metas principais do novo coordenador da CEAD da Unemat, professor doutor Valdir Silva.

Com tese defendida na área da Lingüística Aplicada, enfocando as produções de conhecimentos midiatizados, o docente traz suas experiências como pesquisador e propõe uma discussão mais aprofundada sobre esse tema na instituição. “Embora a Unemat tenha ações na área do ensino a distância, elas não estão organizadas dentro de um projeto maior”, explica o docente que defende a unificação de todas as ações executadas pela universidade nessa área, o que permitiria o fortalecimento da Unemat na oferta dessa modalidade de ensino.

No entendimento do coordenador da CEAD, o Programa de Licenciatura Plenas Parceladas configura-se como uma ação de ensino a distância nos moldes semi-presenciais.  “Aliás, foi a primeira prática da universidade no ensino a distância na modalidade semi-presencial.  Se pensarmos assim, a universidade já há muito tempo faz ensino a distância ”, aponta, enfocando os 16 anos de existência do Programa.

De acordo com o docente, será necessário que essas e outras ações que envolvam esta modalidade de ensino sejam rediscutidas.  Isso possibilitará uma nova proposta de ensino a distância para a instituição.  “Ela emergiria dessas relações, que já são executadas, e seria mais alinhada com os tempos de hoje.  Não podemos pensar essa área de ensino sem o aporte tecnológico.  Existe, por exemplo, o Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) que já disponibilizou suas antenas para a geração de vídeos conferências”, ressalta o professor Valdir, falando das possibilidades que estão surgindo no âmbito tecnológico.

Do ponto de vista do professor, tomar o Programa Parceladas e os cursos que hoje estão sendo ofertados pela própria CEAD na perspectiva tecnológica é uma proposta que não somente os redimensionam institucionalmente, mas acima de tudo, pode torná-los ainda mais profícuos em suas proposições educacionais para as mais diferentes regiões do Estado de Mato Grosso.

A intenção do coordenador, nesse primeiro momento, é de expor suas idéias para a comunidade e propor a discussão.  Esta fomentará a elaboração do projeto, a exemplo do que vem acontecendo atualmente em muitas universidades do país.
Um momento propício para o debate será no Fórum de Ensino Superior, marcado para o período de 21 a 24 de maio e que traz em sua programação o grupo de trabalho que será coordenado pelo professor.  “A primeira coisa a fazer é chamar as pessoas para a reflexão, depois aglutinar os que estão interessados na construção de um projeto dessa envergadura, na tentativa de otimizar ainda mais a inserção da Unemat no Estado”.


Atendimento

Por meio da CEAD, a Unemat atende 44 municípios e possui três pólos pedagógicos nos municípios de Jauru, Nova Xavantina e São Félix do Araguaia.  Atualmente são 1.856 pessoas envolvidas no ensino a distância em dois cursos de licenciaturas em Educação Infantil e Educação Básica de 1ª a 4ª séries, sendo que 1.762 são acadêmicos e 94 professores orientadores.  A Unemat por meio do ensino a distância já formou 750 pessoas entre graduados e pós-graduação.

Com o processo de recredenciamento da universidade para a oferta dessa modalidade de ensino junto ao Ministério da Educação (MEC), na fase final, a CEAD também traz outras conquistas para a instituição, que é a participação da Unemat no sistema Universidade Aberta do Brasil do MEC.  A proposta, em um primeiro momento, consiste na abertura dos cursos de Licenciatura em Física e em Biologia. Estas novas áreas de atuação da instituição serão publicadas nos próximos dias no Diário Oficial da União.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24689 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada