Mato Grosso, Domingo, 30 de Junho de 2024     
Novo Portal
Unemat participa de projeto em prol do Desenvolvimento Sustentável do Araguaia
Unemat participa de projeto em prol do Desenvolvimento Sustentável do Araguaia
16/12/2003 12:15:23
por Coordenadoria de Comunicação Social

Com o intuito de participar efetivamente da vida da comunidade onde está inserida a Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, uniu-se a organismos governamentais, não governamentais e comunidade no propósito de fomentar políticas de desenvolvimento sustentável para a região do Araguaia.

Participando da coordenação do programa Gestão Ambiental Rural, Gestar Araguaia-MT, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, a Universidade, por meio da comunidade acadêmica do Campus do Médio Araguaia, em Luciara, integra uma rede de organismos na busca por implementação de planos de gestão ambiental rural.

O propósito do Gestar é desenvolver ações integradas entre os governos federal, estadual e municipais, visando o desenvolvimento da região, envolvendo a comunidade na discussão sobre a estruturação e a metodologia do programa e na identificação e elaboração de propostas para a resolução dos principais problemas sócio-econômicos e ambientais encontrados. “O Gestar conta com a reunião de esforços de diversos organismos, cada um com um tipo de contribuição, e o grande destaque é a participação efetiva da comunidade”, explica o professor da Unemat, Edson Flávio Santos, membro da equipe de comunicação do projeto.

Pautado nos princípios de desenvolvimento sustentável, que pontua ações economicamente viáveis, ecologicamente corretas e socialmente justas, o trabalho do Gestar é desenvolvido junto às comunidades rurais e tem como eixo a promoção do exercício da cidadania por meio da aplicação de um conjunto de instrumento de gestão ambiental que visa a melhoria da qualidade de vida.

A estruturação do projeto na Região do Araguaia e o envolvimento da Unemat se deu durante o I Seminário de Implantação do Projeto Araguaia Sustentável, realizado entre os dias 5, 6 e 7 de dezembro, no município de Vila Rica . Ocasião em que reuniu representações dos governos estadual e federal, Universidade, ONGs e sociedade discutindo formas de participação social na implementação do projeto.

Grupos de trabalho foram constituídos, refletindo temas definidos com base no Fórum de Desenvolvimento Sustentável e Fórum do Plano Plurianual 2004-2007, promovidos pelo governo estadual, e na Carta do Araguaia, um pleito da sociedade civil entregue a Marina Silva, no mês de setembro, durante sua visita a São Félix do Araguaia.

A partir das discussões foram apresentados propostas e encaminhamentos aprovados em Plenária, que embasará, entre outras ações, a constituição de diretrizes para o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Araguaia; Reforma Agrária, Política Agrícola, Financiamento da Produção, Infra-Estrutura, Educação Ambiental e Questões Indígenas.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24730 | Impressões: 142972
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada