Com o intuito de participar efetivamente da vida da comunidade onde está inserida a Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, uniu-se a organismos governamentais, não governamentais e comunidade no propósito de fomentar políticas de desenvolvimento sustentável para a região do Araguaia.
Participando da coordenação do programa Gestão Ambiental Rural, Gestar Araguaia-MT, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, a Universidade, por meio da comunidade acadêmica do Campus do Médio Araguaia, em Luciara, integra uma rede de organismos na busca por implementação de planos de gestão ambiental rural.
O propósito do Gestar é desenvolver ações integradas entre os governos federal, estadual e municipais, visando o desenvolvimento da região, envolvendo a comunidade na discussão sobre a estruturação e a metodologia do programa e na identificação e elaboração de propostas para a resolução dos principais problemas sócio-econômicos e ambientais encontrados. “O Gestar conta com a reunião de esforços de diversos organismos, cada um com um tipo de contribuição, e o grande destaque é a participação efetiva da comunidade”, explica o professor da Unemat, Edson Flávio Santos, membro da equipe de comunicação do projeto.
Pautado nos princípios de desenvolvimento sustentável, que pontua ações economicamente viáveis, ecologicamente corretas e socialmente justas, o trabalho do Gestar é desenvolvido junto às comunidades rurais e tem como eixo a promoção do exercício da cidadania por meio da aplicação de um conjunto de instrumento de gestão ambiental que visa a melhoria da qualidade de vida.
A estruturação do projeto na Região do Araguaia e o envolvimento da Unemat se deu durante o I Seminário de Implantação do Projeto Araguaia Sustentável, realizado entre os dias 5, 6 e 7 de dezembro, no município de Vila Rica . Ocasião em que reuniu representações dos governos estadual e federal, Universidade, ONGs e sociedade discutindo formas de participação social na implementação do projeto.
Grupos de trabalho foram constituídos, refletindo temas definidos com base no Fórum de Desenvolvimento Sustentável e Fórum do Plano Plurianual 2004-2007, promovidos pelo governo estadual, e na Carta do Araguaia, um pleito da sociedade civil entregue a Marina Silva, no mês de setembro, durante sua visita a São Félix do Araguaia.
A partir das discussões foram apresentados propostas e encaminhamentos aprovados em Plenária, que embasará, entre outras ações, a constituição de diretrizes para o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Araguaia; Reforma Agrária, Política Agrícola, Financiamento da Produção, Infra-Estrutura, Educação Ambiental e Questões Indígenas.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24904 | Impressões: 158398 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária