“Dinâmica da comunidade arbustiva-arbórea de uma floresta de galeria em Nova Xavantina”, “Gestão territorial e expansão do Parque Municipal do Bacabaca” e “Comunidade Boa Esperança: aspectos sócio-ambientais da micro-bacia do Facão” são os títulos das dissertações que foram defendidas nessa quinta-feira por mestrandos da primeira turma de Ciências Ambientais. Hoje (25.04), as bancas começaram pela manhã e seguem até à noite, em diferentes locais do campus da Unemat em Cáceres.
As diferentes abordagens apresentadas nos trabalhos refletem a característica multidisciplinar do Programa de Ciências Ambientais, que reúne professores e mestrandos com diferentes áreas de formação para discutir e pesquisar temáticas ligadas à Gestão Ambiental e Educação Ambiental.
Ao mesmo tempo em que qualifica o seu quadro docente, a Universidade contribui para o fortalecimento da pesquisa e capacitação de recursos humanos. “As defesas das dissertações do primeiro mestrado Institucional da Unemat representa um passo significativo para a consolidação da nossa Universidade, enquanto produtora de Ciência e Tecnologia no Estado”, disse o Reitor Taisir Karim.
A professora da Unemat em Tangará da Serra, Ivanete Inês Parzianello, defendeu hoje o trabalho: “Percepção Ambiental na Serra de Tabirapuã, Tangará da Serra, MT”, orientada por Germano Guarim Neto. A pesquisa teve como objetivo dar maior visibilidade ao local, buscando evidenciar práticas de Educação Ambiental por meio das percepções de diferentes grupos que freqüentam a região: os primeiros imigrantes e dos visitantes atuais. Tatiani Botini apresentou "Composição florística e atributos químicos do solo de área de mineração de ourao a céu aberto: estudo de caso do garimpo da Lavrinha, Pontes e Lacerda".
Publicação: todas as dissertações apresentadas vão compor um livro, denominado “Gestão e Educação Ambiental- Água, Biodiversidade e Cultura”, coordenado pelos professores José Eduardo dos Santos (UFSCar) e Carla Galbiati (Unemat). A publicação objetiva reunir e divulgar a abrangência da pesquisa desenvolvida por docentes e discentes do Mestrado em Ciências Ambientais.
“Representa uma estratégia para demonstrar os benefícios do Procad Amazônia, na perspectiva de consolidar a parceria entre Unemat e UFSCar, possibilitando condições efetivas de infra-estrutura de pessoal e de pesquisa, direcionadas ao incremento da pós-graduação regional”, explicou José Eduardo.
O Projeto Cooperação Acadêmica em Ciências Ambientais foi aprovado pela Capes em 2007 e prevê quatro anos de ações didáticas e de pesquisa integradas, que fortaleçam as linhas de Educação e Gestão Ambiental, do programa de Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade do Estado de Mato Grosso.
Programação: as defesas de dissertações da primeira turma de pós-graduação stricto sensu em Ciências Ambientais da Unemat estão sendo realizadas desde quinta-feira (no período de 24 a 30 de abril) e retornam nos dias 06 e 09 de maio, em Cáceres.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24780 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária