Projeto concretizado pela parceria entre ao Campus Universitário Jane Vanini e e Hospital Regional “Dr. Antonio Fontes” proporciona aos moradores de Cáceres informações sobre saúde
Intitulado “Saúde nos Bairros,” o projeto consiste na oferta de palestras reunindo profissionais da área da saúde, pesquisadores e acadêmicos. Nesse ano, os bairros Jardim das Oliveiras, no dia 3 de abril, e Vila Mariana, no dia 10 de abril, foram os primeiros a sediar as atividades do ciclo. Com públicos formados por homens, mulheres, crianças e pessoas da terceira idade, os palestrantes versaram sobre o tema “Saúde e Ambiente - uso de plantas de efeito biocida com algumas de aplicação medicinal pelo povo ”.
As palestras foram proferidas pela equipe do projeto de pesquisa da Pramed composto pelos acadêmicos da iniciação cientifica Alexander Louis Straub ,Ediberto Sena Costa Pinto e Pedro Paulo Fernandes El Hage, do curso de Agronomia; Luciene da Costa Rodrigues, Naiara Silva Gonçalves e Thayane Hughes das Mercês, da Biologia , e Tabatha Thalita Sousa Silveira, do curso de Enfermagem, sob a orientação do professor doutor Arno Rieder, que coordena o projeto de pesquisa
Durante os eventos, os palestrantes apresentaram a população sobre algumas plantas que têm efeito biocida e que podem ser utilizadas para combater pragas. Foram citadas como exemplos o Nim, que pode ser utilizado como inseticida e acaricida, o popular Cravo de Defunto , que tem valor ornamental e também pode ser utilizado para o combate de nematóides, o Cravo da índia um condimento usado na culinária que também pode servir como repelente de aranhas e insetos,a Arruda que é repelente de pulgas, Negramina que repele mosquitos, entre outros.
Para o coordenador do projeto Pramed, com essas informações a população poderá ter acessos a modelos alternativos de combate as pragas. Estes além de ter um custo menor, não produzem os efeitos colaterais comuns nos modos mais clássicos. “Pesticidas clássicos (agrotóxicos, venenos, etc.) comumente utilizados, podem produzir vários efeitos colaterais quando não são usados adequadamente e por pessoas treinadas e responsáveis. Os pesticidas podem intoxicar pessoas, outros seres benéficos (animais, plantas) e ainda desenvolver resistência a estes venenos de futuras gerações de pragas”, explica.
O coordenador chama a atenção para o risco do desenvolvimento de resistências aos venenos usuais o que pode gerar a disseminação de agentes causadores de doenças.
De acordo com o cronograma do projeto, o bairro Cidade Alta será o próximo a próximo a receber o “Saúde nos Bairros”. O projeto recebe o apoio das lideranças dos bairros, representados pelas associações de moradores, responsáveis pelo trabalho de divulgação e mobilização.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24798 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária