Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Primeira turma de mestrado em Ciências Ambientais começa a defender dissertações
Pós-graduação
Primeira turma de mestrado em Ciências Ambientais começa a defender dissertações
16/04/2008 10:22:41
por Coordenadoria de Comunicação Social
Banca de defesa de dissertação do Mestrado em Ciências Ambientais
Banca de defesa de dissertação do Mestrado em Ciências Ambientais

Teve início na manhã dessa terça-feira (15.04) a agenda de defesas das dissertações da primeira turma do programa de pós-graduação stricto sensu em Ciências Ambientais da Unemat. Para marcar o momento, foi realizada cerimônia de abertura no Auditório do Escritório Modelo de Assistência Jurídica, em Cáceres.

Na ocasião, a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Carolina Joana da Silva, enfatizou a relevância desse momento. “Representa uma mudança de orientação na Instituição. É a resposta ao esforço de verticalização da Unemat e um presente nesses 30 anos de atuação no Estado de Mato Grosso, reflexo do investimento na pós-graduação como uma dos critérios para manter seu status de Universidade”, disse. Até 2009, a Unemat deve oferecer três cursos de mestrado e um doutorado para o seu recredenciamento.

Aprovado pela Capes em 2005, o programa em Ciências Ambientais é o primeiro mestrado ofertado pela Unemat. Com área de concentração em “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, o curso tem estrutura multidisciplinar e atuação de docentes das áreas de Ciências Biológicas, Agronomia, Zootecnia, Engenharia Florestal, Ciências Sociais, Geografia, História e Legislação Ambiental, Ciências Contábeis, entre outros. Possui área de concentração em “Meio Ambiente e Sustentabilidade” e duas linhas de pesquisa: Gestão Ambiental e Educação Ambiental.

Com duração de 24 meses, o programa é desenvolvido com a participação de professores doutores dos diversos Câmpusda Unemat, dentre eles: Sinop, Pontes Lacerda, Tangará da Serra, Nova Xavantina, Alta Floresta, Alto Araguaia, Cáceres, além da colaboração de docentes de outras instituições, como UFMT e Unic. “Essa característica traduz uma cooperação dos diferentes Câmpusda Universidade”, define Carolina Joana.

Projetos: Logo após a abertura, foi realizada primeira defesa intitulada: “Proteção Jurídica do Pantanal: A Construção do Marco Regulatório no Estado de Mato Grosso”, do discente Silvano Carmo de Souza, sob orientação do Prof. Dr. Carlos Teodoro Hugney Irigaray.

O estudo teve por objetivo contextualizar a participação social na elaboração de políticas públicas estatais no Brasil, a partir de um estudo de caso no Pantanal. Segundo o acadêmico, a pesquisa possibilita desvendar os diferentes atores que atuam na elaboração de uma Lei. E, mais do que isso, permite “refletir sobre a importância da participação, mobilização e organização de entidades representativas de classe nas propostas de criação e construção de uma lei”, explicou Silvano.

Para o orientador acadêmico, Carlos Teodoro Irigaray, a proposta de análise é relevante ao ressaltar a participação pública no processo. “A sociedade é o destino de uma Lei. O fato de uma comunidade se envolver na formulação e aprovação dela já é um avanço”, define.

Programação: as demais defesas serão realizadas no período de 23/04/2008 a 30/04/2008, também em Cáceres.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24693 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada