Aula inaugural realizada no final da tarde dessa quinta-feira (10.04) marcou o início das atividades da terceira turma que ingressa no mestrado em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Mato Grosso. A programação foi realizada no Centro de Pesquisa de Limnologia e Biodiversidade do Pantanal, local onde as disciplinas serão ministradas, localizado às margens do Rio Paraguai, em Cáceres.
Na recepção aos 17 novos mestrandos, a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Carolina Joana da Silva, destacou a importância do programa para o desenvolvimento desta região do País. “Somos uma universidade em um Estado que tem grande demanda em Ciência e Tecnologia. Há muito a ser construído”.
Do total de vagas ofertadas, 12 destinaram-se à comunidade e cinco a docentes efetivos da Unemat, de outras Instituição de Ensino Superior Público, de universidades da Bolívia e Cuba e a indígenas de Mato Grosso, egressos do Programa de Educação Superior Indígena Intercultural (PROESI). “A Unemat tem o compromisso de qualificar o seu corpo docente e, ao mesmo tempo, a sociedade mato-grossense”, explicou Carolina Joana.
A coordenadora do programa, professora Drª Carla Galbiati, ressaltou o papel de cada acadêmico na consolidação e constante melhoria da qualidade do curso. “Na última Avaliação Trienal da Capes o programa manteve o conceito três. A meta é aumentar para quatro na próxima avaliação, para podermos pleitear o doutorado”. Nesse sentido, foi aprovado um PROCAD em cooperação com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que possibilitou a realização de eventos científicos e investimento em publicação, que são critérios considerados.
O mestrado foi aprovado pela Capes em 2005. O curso tem estrutura multidisciplinar, com atuação de docentes das áreas de Ciências Biológicas, Agronomia, Zootecnia, Engenharia Florestal, Ciências Sociais, Geografia, História e Legislação Ambiental, Ciências Contábeis, entre outros. Possui área de concentração em “Meio Ambiente e Sustentabilidade” e duas linhas de pesquisa: Gestão Ambiental e Educação Ambiental.
Após as boas vindas aos acadêmicos, foi realizada palestra “As Ciências Ambientais no contexto das mudanças ambientais globais”, ministrada pelo Dr. Heitor Queiroz de Medeiros. O professor possui doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos e é técnico em Educação Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente.
Programação: na próxima semana (de 15 a 30 de abril) têm início as apresentações de defesa das dissertações da primeira turma do Mestrado em Ciências Ambientais. As bancas serão realizadas em Cáceres, em local a ser definido.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24833 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária