Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Estudantes da educação infantil e ensino fundamental visitam Centro de Ensino da Ciências da Unemat
Popularização da Ciência
Estudantes da educação infantil e ensino fundamental visitam Centro de Ensino da Ciências da Unemat
10/04/2008 16:55:58
por Coordenadoria de Comunicação Social

Cerca de 45 crianças entre 11 e 5 anos do colégio “Instituto Santa Maria” visitaram na tarde de hoje(10) as instalações do Centro de Ensino de Ciências da Unemat, localizado na Cidade Universitária em Cáceres.

Durante a visita, os estudantes entraram em contato com experiências prontas de Física, Matemática, Química e Biologia. Estes compõem o acervo do Museu Interativo Itinerante das Ciências que está abrigado no centro. Dividido em duas turmas alunos do ensino fundamental e as crianças da educação infantil, os visitantes , além do contato com os experimentos e equipamentos como telescópios,também tiveram acesso ao planetário.

A primeira turma foi composta por 26 alunos entre 10 e 11 anos que cursam a antiga 5ª série do Ensino Fundamental. Para esses alunos, a visita foi bem mais do que ver na prática o conteúdo ministrado na sala de aula. “Eles vão participar da Olimpíada Brasileira Astronômica e Astronáutica, a visita é uma formar de prepará-los para o evento”, explica a coordenadora pedagógica do ISM, Fabíola Campos Lucas Antunes que conta ser essa a primeira vez que a escola participar da OBA.

Kayo Fabiano Gonzaga Pinto, 10 anos, será um dos participantes da olimpíada. Concentrado, o estudante anota com cuidado cada explicação dada pela equipe de monitores e também pelo coordenador da área de Matemática do centro, professor mestre Celso Fanaia Teixeira. Para o estudante, a visita foi uma forma de ampliar seus conhecimentos na área da Ciência. “Aprendi sobre ilusão óptica, corpo humano, conheci objetos que funcionam com a energia solar”,explica o garoto sobre a variedade de e

xperimentos.
Parte do roteiro de visita, o planetário móvel foi uma das atrações da atividade. Ansiosos,os alunos aguardavam pelo momento de participar das sessões. Para muitos a experiência foi uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o universo, constelações, planetas que compõem o sistema solar e outros corpos celestes.

Atendimento

Para realização da visita, a escola entrou em contato com a coordenação do Centro de Ciência. A coordenadora pedagógica do ISM destacou a importância desse trabalho realizado pela universidade que é voltado para comunidade.

De acordo com Fanaia, a cada mês o centro recebe cerca de mil estudantes. Interessados deverão procura a coordenação do centro para agendamento das visitas.

O centro integra o “Projeto Einsten: popularização da Ciência” inaugurado em outubro e que tem financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa em Mato Grosso
(Fapemat) e Financiadora de Estudos e Porjetos (Finep)

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24692 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada