“Vamos refletir as práticas de ensino adotadas na Unemat, as relações que a Universidade estabelece com os seus vários segmentos internos, com a sociedade e com outros órgãos que trabalham com Ensino Superior. A participação efetiva da academia nesse processo é fundamental para dar legitimidade às indicações”, disse o pró-reitor de ensino e presidente do 2º Fórum de Ensino Superior da Unemat, Agnaldo Rodrigues.
O evento será realizado entre os dias 18 e 21 de abril em Cáceres e o período de inscrição vai até 16 de abril, somente pelo site: www.unemat.br/eventos/forumdeensino.
Podem participar pessoas, entidades, órgãos ou instituições interessadas na Política do Ensino Superior, sendo docente, discente, técnico universitário e comunidade externa em geral. O evento inclui palestras, mesas redondas, GTs e plenária com a temática central: “Educação, ciência e tecnologia em debate para o redimensionamento do ensino superior”.
Os temas das mesas redondas, palestras e conferências são amplos e refletem o cenário encontrado, tanto no Brasil, em Mato Grosso, quanto no interior da própria universidade. Dividem-se em: políticas, avaliação, ingresso e permanência do discente, fortalecimento, financiamento e planejamento do Ensino Superior.
Os grupos de trabalho (GT) trazem assuntos mais específicos, relacionados às políticas de ensino já existentes na instituição, como por exemplo, cursos regulares e modalidades diferençadas, políticas afirmativas, políticas de assistência ao acadêmico, entre outras.
O Pró-reitor Agnaldo esclarece que o fórum não tem caráter deliberativo. “A função do fórum é de discutir e fazer indicações em forma de documentos que serão encaminhados para as instâncias deliberativas, sejam os conselhos superiores ou congresso universitário”. As discussões possibilitarão a elaboração de um documento preliminar que garanta a legalização e concretização futura das medidas e propostas nele apresentadas, defendidas e aprovadas.
Estrutura: a expectativa é que cerca de mil pessoas participem do evento. “Estamos trabalhando de forma efetiva para assegurar a máxima participação de todos os campi”. Para isso, a vinda dos delegados, estadia e alimentação está garantida. Para os que não são delegados de outros campi, a organização do evento está viabilizando ajuda de custo para que possam se deslocar até Cáceres e será disponibilizado alojamento nas dependências do campus.
Executores: Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat).
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24785 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária