Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Unemat firma acordo para o desenvolvimento de pesquisas na Fazenda Descalvados
Patrimônio
Unemat firma acordo para o desenvolvimento de pesquisas na Fazenda Descalvados
03/04/2008 13:19:41
por Coordenadoria de Comunicação Social
Reitor assina convênio com proprietário da Fazenda Descalvados
Reitor assina convênio com proprietário da Fazenda Descalvados

O acordo de cooperação técnica, científica e educacional entre Unemat e Fazenda Descalvados foi assinado nesta manhã (03.04), na sede administrativa em Cáceres. Representando a Universidade do Estado de Mato Grosso, o reitor Taisir karim, e o proprietário da Fazenda, Luiz Antônio Lacerda.

A parceria é ampla e possibilita o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão, ciências, tecnologia e educação ambiental. A intenção é transformar a fazenda bicentenária, tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual, em um centro multidisciplinar de pesquisa para a conservação do Pantanal.

O acordo prevê a produção de programas de comum interesse, que propiciem o incremento científico, tecnológico, cultural, ambiental e turístico. “É um momento histórico para Cáceres e região. Aquele é um espaço muito rico, onde há muito o que ser estudado e pesquisado. Temos profissionais altamente qualificados para desenvolver diferentes ações”, disse o Reitor, Taisir karim.

Primeiras ações: A primeira visita dos pesquisadores ocorrerá ainda este mês, em data a ser definida. “Uma equipe multidisciplinar vai fazer a avaliação do potencial da fazenda para então traçarmos projetos específicos em diferentes áreas”, disse a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Carolina Joana da Silva.

Também está programada uma aula de campo com acadêmicos do mestrado em Ciências Ambientais da Unemat e doutorado em Ecologia, em parceira com UFSCar. 
Os projetos específicos de cada área serão definidos em termos aditivos. A cooperação tem duração de cinco anos, podendo ser prorrogada.

Fazenda Descalvados: A fazenda Descalvados foi tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual em 2001. A Drª. Maria Clara Migliaccio, arqueóloga do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAM/MT), também presente à reunião, pesquisa a fazenda Descalvados há 15 anos. Segunda ela, os sítios arqueológicos do local são muito ricos. “Os vestígios encontrados estão entre os mais relevantes do patrimônio brasileiro, por serem muito antigos e, também, por guardarem características de povos só encontrados aqui”, explicou.

Localizado a 100 km de Cáceres, às margens do rio Paraguai, o local é caracterizado pela riqueza ambiental, arquitetônica e histórica. A fazenda se destacou no cenário da produção pecuarista, pois possuía em média 200 mil cabeças de gado. Bicentenária, possui um edifício que foi restaurado e relembra o período de riqueza da região.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24696 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada