Mato Grosso, Domingo, 30 de Junho de 2024     
Novo Portal
Unemat participa da 4ª Reunião da Rede Brasileira das Reservas da Biosfera
Unemat participa da 4ª Reunião da Rede Brasileira das Reservas da Biosfera
12/12/2003 09:48:12
por Coordenadoria de Comunicação Social

Com o intuito de obter informações acerca dos trabalhos realizados pelas Rede Brasileira das Reservas da Biosfera,RBRB,a pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, Solange Ikeda Castrillon, participou no dia 7 de dezembro da 4ª Reunião da RBRB. O evento foi parte da programação do Seminário Nacional sobre Compensação Ambiental, que acontece até o dia de hoje, 12.

Sediada em Ouro Preto, interior do estado de Minas Gerais, a reunião contou com a participação dos representantes das reservas da biosfera : Cerrado; Caatinga ; Cinturão Verde de São Paulo;Amazonia Central; Mata Atlântica e Pantanal. Esta última foi representada pelo coordenador do Programa Pantanal, Valmir Ortega

A convite de Ortega, Solange Ikeda,juntamente com Lourenço Almeida do Fórum Mato- grossense de Desenvolvimento, Formad/ MT,Alessandro Menezes da Rede Pantanal/ MT, Cida Donati, Rede Aguapé/ MS e Vida Pantaneira, registrou sua participação na troca de experiência e vivências com outras redes. A Pró-reitora é uma das integrante do grupo de trabalho responsável pela articulação da pré-comissão do conselho da Biosfera do Pantanal. Este foi indicado no mês de novembro pelos Comitês de Monitoramento de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul do Programa Pantanal, durante o Festival das Águas do Pantanal,realizado em Cáceres.

As Reservas da Biosfera são reconhecidas internacionalmente pelo programa “ O Homem e a Biosfera”, realizado pela Unesco. Segundo relatório da RBRB,estas reservas são ferramentas de ordenamento territorial , uma espécie de laboratório permanente de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável de cada um dos biomas brasileiros.

Pantanal

Declarada Reserva da Biosfera em 2000, a do Pantanal abrange os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e pequena parcela de Goiás. Tem seu trabalho direcionado para prover de sustentabilidade as atividades da pecuária, pesca artesanal e ecoturismo.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24735 | Impressões: 142972
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada