Cerca de 130 mulheres que trabalham na sede administrativa da Unemat e no campus de Cáceres comemoraram ontem (07.03) o Dia Internacional da Mulher, em cerimônia realizada na sede da Universidade.
A tarde foi reservada para elas. Na programação, momento de reflexão sobre os diferentes papéis assumidos por na sociedade, família e no mercado de trabalho, além de sorteio de prêmios e apresentações culturais, com música, poesia e interpretação.
Na ocasião, o reitor Taisir Karim homenageou as mulheres presentes, estendendo os votos a todas aquelas que em 11 Câmpuse 15 núcleos pedagógicos da Unemat constroem a Universidade. “Neste 8 de Março desejamos um Feliz Dia Internacional da Mulher a todas as acadêmicas, servidoras, professoras, gestoras e companheiras que com o seu trabalho e sua garra ajudam a escrever uma história, de conquistas e inovações para Mato Grosso e, principalmente, que traçam os caminhos desta Instituição”, declarou o Reitor Taisir Karim.
A presença feminina na Unemat é maioria. Atualmente, cerca de 55% das vagas na graduação são ocupadas por elas. Para o Reitor Taisir Karim a participação da mulher na sociedade se impõe pela própria natureza do mérito feminino. “A Universidade é um espaço aberto, sem distinção e em constante reconstrução. Podemos dizer que hoje a mulher marca com brilhantismo e qualidade sua presença em todos os setores”, avaliou o Reitor.
No campo específico da educação, a mulher sempre foi o grande baluarte na história universal e hoje está presente nas grandes discussões do processo educacional. Na Unemat, por exemplo, duas mulheres estão à frente de Pró-Reitorias, são elas: Carolina Joana da Silva (Pesquisa e Pós-Graduação) e Anapaula Rodrigues Vargas (Administração); as outras quatro pró-reitorias são geridas por homens.
Para a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Carolina Joana da Silva, os sexos masculino e feminino guardam diferenças que possibilitam maior riqueza e equilíbrio nas relações de trabalho. “Esse encontro das diferenças contribui para equilibras as nossas relações de trabalho. Um sexo não deve se sobrepor ao outro, mas deve dialogar com eqüidade, alegria e serenidade”, disse Carolina Joana.
O Dia 8 de Março não é apenas uma data para comemorar, mas para refletir. A posição feminina hoje alcançada é resultado de lutas, conquistas e representa progresso e maturidade social. Na Unemat, elas ajudam a construir uma universidade justa, solidária e democrática. “Hoje a presença feminina em funções estratégicas é mais equilibrada. Se em alguns setores ainda há predominância masculina nos níveis de decisão, vemos que no setor público as mulheres já ocupam posições relevantes”, disse Anapaula Vargas.
“Por suas lutas, desafios, conquistas e vitórias e pela Universidade que sonham e ajudam a construir, a equipe da Unemat deseja um Feliz Dia Internacional da Mulher para todas aquelas que fazem parte dessa história”, conclui o Reitor Taisir Karim.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24917 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária