Gestores e representantes do Sindicato dos Docentes da Unemat (Adunemt) concluíram nesta sexta-feira (22/02) os trabalhos de discussão e elaboração da nova proposta de Plano de Cargo, Carreira e Salários (PCCS) dos professores. Gestores, representantes docentes e de técnicos da Universidade do Estado de Mato Grosso estiveram reunidos desde a última semana (14/02), na sede administrativa em Cáceres.
O novo texto do PCCS propõe mudanças na carreira dos professores da Unemat. Entre os pontos mais discutidos está a instituição do regime de Dedicação Exclusiva (DE) para todos os mestres e doutores. Paralelamente, seria implantado um programa de qualificação para docentes graduados, com a adoção de uma modalidade específica de bolsa.
“Essas ações assegurariam aos nossos docentes prioridade à pesquisa, ao ensino e à extensão, ao mesmo tempo em que investimos na formação constante dos recursos humanos, refletindo diretamente na melhoria da qualidade dos cursos ofertados”, explicou o reitor Taisir Karim.
A preocupação desde o início das discussões é atender às demandas profissionais- de docentes e de técnicos- respeitando o orçamento da Unemat. Hoje a Universidade conta com 664 professores efetivos, sendo 121 doutores, 331 mestres e 212 graduados, e 467 profissionais técnico-administrativos.
Por isso, possíveis alterações nas carreiras estão sendo negociadas de forma conjunta, com representantes das diferentes categorias e gestores da Unemat, buscando atender necessidades profissionais e institucionais. “O orçamento foi discutido internamente de forma participativa, analisando criticamente o custo da implementação dos novos PCCS. Os estudos apontam que é viável a adoção dos novos planos de carreiras de professores e de técnicos”, defendeu Karim.
PCCS: A proposta do Plano de Cargos, Carreira e Salários dos docentes ainda será discutida com representantes da categoria, em Assembléia geral convocada pela Adunemat para a próxima segunda-feira (25/02), em Cáceres. Posteriormente, o texto será apreciado pelo Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo deliberativo na Unemat, que tem reunião agendada para terça-feira (26/02).
Já o novo PCCS dos Profissionais Técnicos da Educação Superior (PTES) foi aprovado em dezembro do ano passado pelo Consuni e já foi encaminhado para análise pela Secretaria de Administração (SAD). “Os novos planos de carreira são fruto do compromisso assumido entre gestão e sindicato para definir as propostas conjuntamente, a partir do diálogo e das demandas dos segmentos”, reafirmou o Reitor.
Danielle Tavares- Coordecom/Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24778 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária