Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
<b>Relações internacionais:</b> acadêmico da Unemat será bolsista em universidade italiana
<b>Relações internacionais:</b> acadêmico da Unemat será bolsista em universidade italiana
21/02/2008 14:35:04
por Coordenadoria de Comunicação Social
Acadêmico de Agronomia, Wininton, embarca na próxima semana de Cáceres para a Universidade de Torino
Acadêmico de Agronomia, Wininton, embarca na próxima semana de Cáceres para a Universidade de Torino

O acadêmico do 5º semestre de Agronomia do campus da Unemat em Cáceres, Wininton Mendes da Silva, embarca na próxima semana para a Itália, onde vai vivenciar a experiência de nove meses como bolsista internacional de projeto de pesquisa, na Universidade de Torino. A oportunidade surgiu a partir do termo de cooperação acadêmica, firmado entre Universidade do Estado de Mato Grosso e a instituição italiana.

O estudante vai integrar a equipe do projeto “Emissão de gás Nitrogênio do solo fertilizado com dejetos zootécnicos”, coordenado pelo professor Carlo Grignani, da Universidade de Torino. Wininton foi selecionado pois já pesquisa o tema "respiração do solo" há um ano, para o desenvolvimento do trabalho de monografia, sob orientação do professor Cassiano Cremon.

O período em Torino irá contribuir para o crescimento acadêmico e profissional. “É uma forma de aperfeiçoar o currículo. Espero fazer um bom trabalho e trazer resultados de pesquisa e novos conhecimentos. A nossa região precisa de mais profissionais com experiência em manejo e conservação do solo”, disse Wininton que ponderou bastante antes de trancar o curso na Unemat para fazer as malas rumo à Universidade de Torino.

Para a viagem, ele vai contar com o apoio financeiro do Projeto WWS, destinado ao intercâmbio acadêmico. Além das passagens, residência, alimentação, ele vai receber uma bolsa de estudos para garantir a sua estadia no país.

Relações internacionais:

O professor Cassiano Cremon contou que inicialmente a vaga era destina a pesquisadores da América do Sul. Entretanto, com o convênio mantido com a Unemat, foi possível aproximar ainda mais as relações inter-institucionais. “O departamento de Agronomia de Cáceres já está negociando mais três vagas para este ano”, disse.

A colaboração entre as universidades pode se estender a outros campos e disciplinas de comum interesse. “O convênio assinado é amplo e permite o intercâmbio não só para atuação em projetos de pesquisa, mas também na graduação”, disse. Isso significa que acadêmicos poderão cursar, também, disciplinas ou realizar suas monografias na Universidade de Torino, desde que sejam feitos os acordos específicos.

Cooperação acadêmica:

O acordo de cooperação acadêmica entre Universidade do Estado de Mato Grosso e Universidade de Torino foi assinado em julho do ano passado. A parceria visa contribuir para estabelecer relações de cooperação cultural, científica, didática e consolidar os laços entre as duas instituições e entre os dois países.

O termo prevê programas de didática, pesquisas, intercâmbio de docentes, pesquisadores, pessoal técnico-administrativo e estudantes, realização de projetos de interesse comum, além da troca de informações, de publicações científicas, uso recíproco dos instrumentos de pesquisa e acesso às estruturas das duas instituições, com duração de cinco anos, renováveis.

Danielle Tavares- Coordecom/Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24693 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada