Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Comissão avalia planos de carreiras de servidores da Unemat
Comissão avalia planos de carreiras de servidores da Unemat
14/02/2008 17:03:39
por Coordenadoria de Comunicação Social
Comissão avalia proposta de alteração nos planos de carreiras de professores e técnicos
Comissão avalia proposta de alteração nos planos de carreiras de professores e técnicos

Cerca de 15 membros entre gestores, representantes docentes e técnicos que compõem a comissão responsável por discutir o Plano de Cargo, Carreira e Salários (PCCS) dos docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso Unemat se reuniram esta tarde (14/02), na Sede Administrativa da Unemat, em Cáceres.

Na ocasião, o reitor Taisir Karim, afirmou que as propostas de alteração no Plano de Carreira dos docentes devem ser muito bem planejadas, pois vão afetar a vida de todos os professores e a qualidade das atividades desenvolvidas na Universidade. Entretanto, salientou, há necessidade de agilizar os trabalhos. “É fundamental que as modificações sejam discutidas a tempo hábil para serem encaminhadas para o Consuni (Conselho Universitário, órgão máximo deliberativo dentro da Universidade)”. A 1ª Sessão Ordinária de 2008 tem previsão de realização para o dia 26 de fevereiro, em Cáceres.

De acordo com a presidente da comissão nomeada, Anapaula Rodrigues Vargas, a grande mudança proposta no novo texto do PCCS docente é que a Dedicação Exclusiva (DE) passará a ser um regime de trabalho. “Isso significa maior desenvolvimento do ensino, pesquisa e da extensão na Unemat”. Por outro lado, disse, “na reunião que tivemos com o Governo do Estado (na última 6ª-feira, 8 de fevereiro), ele deixou claro que não se opõe à alteração dos planos de carreiras de professores e servidores. Mas, as propostas devem considerar o orçamento previsto para a Instituição”, explicou.

Orçamento: Para 2008 está previsto um orçamento de R$76,4 milhões para a Unemat. Desse total, cerca de 83% serão destinados ao pagamento de pessoal.

Por isso, possíveis alterações nas carreiras de docentes e técnicos devem ser negociadas de forma a atender necessidades profissionais e institucionais. “Percebemos que há um entendimento, tanto da administração da Unemat quanto das diferentes categorias, da necessidade da implantação do novo PCCS dos técnicos universitários”, disse o jornalista da Unemat e representante da categoria de servidores, Miguel Rodrigues Netto. Para ele, “alguns esforços e cortes serão necessários. Mas o interessante é que há uma compreensão de que é fundamental investir em recursos humanos”, disse.

As negociações, agora, são no sentido de atender as demandas das duas categorias: de docentes e servidores, considerando as atuais possibilidades. “É um compromisso de nossa gestão melhorar as condições de trabalho de nossos profissionais e valorizar a carreira dos técnicos administrativos. Estamos aguardando o resultado dos trabalhos das comissões”, concluiu Taisir Karim.

Agenda- A próxima reunião foi agendada para 2ª-feira, às 14h00, também na Sede Administrativa da Unemat, quando serão apresentados dados mais detalhados sobre orçamento e despesas.

Danielle Tavares- Coordecom/Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24693 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada