Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Entrevista: reitor fala sobre perspectivas para 2008
Entrevista: reitor fala sobre perspectivas para 2008
23/12/2007 19:20:44
por Coordenadoria de Comunicação Social
Reitor Taisir Karim avalia atividades e perspectivas para 2008
Reitor Taisir Karim avalia atividades e perspectivas para 2008

Em seu segundo mandato como Reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso, o professor Taisir Karim, afirma que os maiores desafios desta gestão passam pelo investimento na verticalização da instituição. No decorrer de 2007, as ações foram pautadas no fortalecimento da pós-graduação e consolidação do ensino ofertado. As conquistas e desafios deste e do próximo ano no ensino, pesquisa e extensão foram o tema desta entrevista, concedida por Taisir Karim.

Uma meta da atual gestão é a verticalização da Universidade. Na prática o que já foi conquistado na Pós-graduação?

Na pós-graduação vimos este ano a consolidação do mestrado em Ciências Ambientais. O Programa manteve o conceito 3 na Avaliação Trienal da Capes, com 18 meses de início da primeira turma. Isso representa o início da implantação do curso, com a meta de aumentar para 4 na próxima avaliação. Para tanto, um esforço foi a aprovação do PROCAD em cooperação com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A Unemat teve um novo mestrado aprovado em Ecologia e Conservação, que será ofertado anualmente no campus de Nova Xavantina. Temos também o Minter com a PUC/RS em Computação, ofertado em Barra do Bugres, e o recém-aprovado Dinter em parceria com Unicamp. O desenvolvimento destas propostas consolida ainda mais a vocação da Unemat de levar conhecimento científico ao interior do Estado.

Além deste PROCAD em Ciências Ambientais, os novos projetos da Unemat aprovados por meio do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad-Amazônia) são nas áreas de Educação em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina e Lingüística com apoio da Unicamp. Qual a importância?

O Procad prevê quatro anos para o desenvolvimento de atividades necessárias para a implementação de programas de mestrado na Universidade do Estado de Mato Grosso. Serão desenvolvidas ações integradas entre Unemat e a IES consorciada, que fortaleçam as linhas de pesquisa, amplie a produção científica dos professores, com publicações, participação em bancas, promoção de eventos e missões de docência.

Com o aumento da pesquisa e pós-graduação há necessidade de investimento em estrutura de pesquisa. O que está sendo feito nesse sentido?

Estão em fase de acabamento e aquisição de equipamentos para laboratório, seis centros de pesquisa em seis Câmpusda Unemat, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat). Em Cáceres, Tangará da Serra, Sinop, Barra do Bugres, Alta Floresta, Alto Araguaia os centros serão equipados de acordo com projetos apresentados, respeitando a vocação de cada local. Foi aprovada, também, a construção de outros dois: Nova Xavantina e Pontes e Lacerda. Neste ano, foi inaugurada em Cáceres a maior biblioteca do interior de Mato Grosso. Com 2.100 metros quadrados, o espaço abriga cerca de 150 mil títulos.

Quais as ações de extensão que marcaram este ano?

Na extensão foram desenvolvidas diferentes ações nos vários campi. Duas iniciativas, entretanto, conseguiram mobilizar e envolver toda a comunidade universitária: o Festival de Música Inéditas e as Primeiras Olimpíadas da Unemat, sediada em Cáceres. O Festival de Músicas estimulou o intercâmbio artístico e cultural entre os campi, valorizando talentos e divulgando a riqueza e a diversidade cultural de Mato Grosso. Já os jogos universitários reúnam cerca de 450 atletas entre acadêmicos, professores e funcionários. Mais do que disputar, foi um momento de integração social e mobilização da comunidade, por meio do esporte, educação e lazer. Para a realização das Olimpíadas, a Unemat contou com patrocínio oficial da Petrobrás, governo federal e estadual (por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer – SEEL), mostrando que nos momentos de crise, a dedicação e a criatividade apontam novos caminhos.

A pesquisa e extensão devem refletir na qualidade do ensino. Como os cursos foram avaliados?

Acadêmicos de 11 cursos ofertados pela Unemat em seis diferentes Câmpusforam avaliados no Exame Nacional de Desempenho 2006 (Enade). O resultado divulgado pelo INEP mostra que os melhores resultados são alcançados nas universidades públicas, com a Unemat não foi diferente. Alguns cursos estão com média 3, de acordo com o padrão nacional. E o de Direito oferecido em Cáceres alcançou nota quatro, a segunda melhor do Estado.

Também foram firmadas parcerias internacionais com universidades de Cuba, Itália, Holanda e Bolívia. O que podemos esperar desses convênios?

A cooperação científica, cultural e acadêmica firmada com a universidade Pinar Del Rio abrange as áreas de Ciências Sociais e Humanas, Informática, Pedagogia, Ciências Ambientais e Saúde e possibilitará também intercâmbio de professores, desenvolvimento de pós-graduação e pesquisas em áreas de interesse comum. Com a Universidade de Torino, da Itália, acordo terá duração de 5 anos, podendo ser renovado. Está previsto a realização conjunta e coordenada de programas de didática e de pesquisa. Os termos específicos em cada área serão definidos posteriormente, com objetivos, modalidades, responsabilidades e resultados esperados.

A administração deve negociar constantemente com diferentes setores da comunidade acadêmica e externa. Quais as principais demandas dos diferentes segmentos e como as negociações estão sendo conduzidas?

São necessidades e expectativas diferentes vindas de cada setor. Foi composta uma comissão intragovernamental formada por profissionais de diferentes secretarias (Seplan, SAD, Sefaz, Secitec, SEAP, Casa Civil), Assembléia Legislativa, representante da Unemat e dos segmentos para estudar cada uma das demandas e propor alternativas. Para agilizar os trabalhos foram instituídas subcomissões vinculadas às temáticas de autonomia da Unemat, política de assistência estudantil, congresso universitário, prestação de contas da Unemat, Faespe e Covest, e também PCCS dos Docentes e dos Profissionais Técnicos. Um resultado positivo foi a aprovação das contas da Unemat do ano de 2006. Isso mostra a disposição das diferentes categorias de pensar e discutir a Unemat.

Quais são as expectativas para 2008?

Expectativa bastante otimista para 2008. Esperamos ter uma melhora considerável no nosso orçamento e priorizar a verticalização da Universidade nesses próximos anos. É exatamente o fortalecimento da pós-graduação strictu senso que vai contribuir no processo de desenvolvimento científico e cultural do Estado, como também refletir diretamente na qualidade do ensino de graduação. Expectativa positiva também com a aprovação do DINTER (doutorado interinstitucional) em Lingüística, em parceria com a Unicamp, Educação, em parceira com Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Minter em Engenharia da Produção Industrial, com a UFSCar. O nosso desejo é atingir as metas para 2008, melhorando as condições da estrutura física, dos laboratórios da universidade.

Danielle Tavares- Coordecom/Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24695 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada