Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Seminário contribui no processo de avaliação do Mestrado em Ciências Ambientais
Seminário contribui no processo de avaliação do Mestrado em Ciências Ambientais
11/12/2007 14:28:02
por Coordenadoria de Comunicação Social

O 1º Seminário do Programa de Ciências Ambientais da Unemat teve início ontem pela manhã (10.12) e segue até amanhã (12.12) em Cáceres, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado e Mato Grosso (Fapemat), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Capes. No encontro estão sendo apresentados resultados dos trabalhos de qualificação, projetos de dissertação dos discentes do mestrado, além da discussão de desafios e perspectivas.

O Programa de Ciências Ambientais (PPGCA) em nível de mestrado manteve o conceito 3 na última Avaliação Trienal da Capes, após 18 meses de início da primeira turma. O conceito significa oportunidades de negociações entre Unemat e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para fortalecer a pós-graduação stricto sensu da Universidade do Estado de Mato Grosso.

“O conceito 3 representa o início da implantação do curso, com a meta de aumentar para 4 na próxima avaliação trienal em 2009, para assim pleitearmos o nível de doutorado ao Programa”, explicou a coordenadora Carla Galbiati. Para isso, disse, “um esforço foi a aprovação de projeto no edital do PROCAD Amazonas, em cooperação com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e outro é a realização deste primeiro Seminário do Programa de Ciências Ambientais”.

O Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) é uma ação vinculada ao Programa Acelera Amazônia e prevê a implantação de redes de cooperação acadêmica para estruturação de programas de pós-graduação na região Norte e Mato Grosso, que explorem vocações e potencialidades locais. Aprovado em junho deste ano, o Procad Unemat/UFSCar receberá um investimento total de R$ 240 mil e prevê quatro anos de ações didáticas e de pesquisa integradas que fortaleçam as linhas de Educação e Gestão Ambiental, do Mestrado em Ciências Ambientais.

Programa em Ciências Ambientais: foi aprovado pela Capes em outubro de 2005 na área multidisciplinar e teve início em abril de 2006. Os discentes são de diferentes cursos como Biologia, Direito, Pedagogia, Geografia, Filosofia, Economia, Agronomia, Medicina Veterinária.

Outras informações sobre 1º Seminário do Programa de Ciências Ambientais no Celbe (3222-1990) e na página do evento: www.unemat.br/ppgca/seminário/.

Danielle Tavares- Coordecom/Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24694 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada