Unemat é uma das instituições representativas do conselho para o Parque Nacional do Pantanal, com área de 135 mil hectares, localizado entre os municípios de Poconé, Cáceres e Corumbá. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (29.11), em reunião realizada entre diferentes segmentos, no Auditório do Centro de Pesquisa em Limnologia e Biodiversidade do Pantanal (CELBE), da Universidade do Estado de Mato Grosso.
O encontro teve por objetivo iniciar o processo de formação do conselho, envolvendo diferentes segmentos, entre eles: governo federal, estadual e municipal, empresários, comunidade científica, trabalhadores, ONGs, ambientalistas e moradores. “A Unemat reforça sua posição de universidade pública do Estado de Mato Grosso e alia-se ao Ministério do Meio Ambiente e Instituto Chico Mendes para auxiliar no processo de consulta e ampliação da participação da sociedade”, disse a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação e uma das maiores pesquisadoras sobre o Pantanal, Carolina Joana da Silva.
De acordo com o diretor do Parque, José Augusto Ferraz de Lima, o conselho deve ser constituído pela união dos diversos atores presentes na região que tenham interesse na sua conservação. “Entre as atribuições, deve definir e implementar ações que busquem a manutenção da qualidade ambiental e a melhoria de vida dos habitantes que residem na sua área de influência”, explicou. Nas unidades de proteção integral, o conselho tem caráter consultivo.
As oficinas para conscientização da comunidade sobre a importância de um Conselho para o Parque Nacional do Pantanal e suas normas de gerenciamento estão sendo realizadas desde 2003. Neste ano, foram programadas três reuniões para discussão da sua composição: Corumbá (12 de novembro), Cáceres (29 de novembro) e Poconé (30 de novembro).
Para consolidar a composição do conselho, os resultados das reuniões serão comunicados a todas as instituições que tiveram representantes. O passo seguinte será elaborar um documento que fará parte do processo enviado ao Coordenador do Bioma Cerrado, da Diretoria de Unidades de Conservação de Proteção Integral (DIPI), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para providenciar a publicação da Portaria de criação do Conselho.
Danielle Tavares- Coordecom/Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24793 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária