Teve início hoje pela manhã o 41º Fórum da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Públicas, Estaduais e Municipais (ABRUEM). Até esta sexta-feira, reitores vindos de 45 instituições de ensino superior de todo o país estarão reunidos em Cuiabá (22 e 23 de novembro), discutindo a temática central "Qualificação Docente para a Universidade do Futuro".
O reitor da instituição anfitriã do evento, Universidade do Estado de Mato Grosso, Taisir karim, afirmou que a presença de representantes de diferentes universidades é resultado da soma de esforços no ensino e pesquisa. “Fortalecer as universidades estaduais e municipais é também fortalecer a ABRUEM. É com muita alegria que recebemos os representantes das instituições para avaliarmos temas de interesse para o ensino superior e buscarmos novos caminhos”.
O Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro, afirmou que o Governo investe constantemente para o fortalecimento das instituições de ensino e para o desenvolvimento da pesquisa no estado de Mato Grosso.
O presidente da ABRUEM e reitor da Universidade de Goiás, professor Luiz Antônio Arantes, lembrou que a Associação realiza o seu fórum duas vezes por ano, permitindo o encontro de diferentes realidades deste país. “As universidades públicas estaduais e municipais congregam um enorme número de acadêmicos e, por isso, têm o grande desafio de investir constantemente na política de qualificação docente e viabilizar junto às agências de fomento investimento no seu quadro docente”.
Também esteve presente à cerimônia de abertura do evento, além dos citados, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso, Antônio Carlos Camacho.
A ABRUEM congrega 45 Instituições de Ensino Superior em 20 estados brasileiros em um universo de 730 mil alunos. Serão dois dias de palestras, apresentação de cases e sessões coordenadas, com a presença de autoridades locais e nacionais, reitores de universidades estaduais e municipais de todo o País, além de professores e interessados.
Local: Hotel Deville, Cuiabá (MT), 22 e 23 de novembro de 2007. Apoio: Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).
Danielle Tavares- Coordecom/Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24790 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária