Cáceres sedia no dia 01 de novembro o I Seminário Rumos e Perspectivas da Pesquisa em Literatura. O evento marca o lançamento do Centro de Pesquisa em Literatura (CEPLIT) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e conta com a participação dos professores doutores Benjamim Abdala, da Universidade de São Paulo (USP) que coordena o Programa de Qualificação Interinstitucional e representante da área de Literatura junto a Capes, e Marli Fantini,coordenadora da Câmara de Pesquisa da Faculdade de Letras, na área de Teoria Literária, da UFMG , como convidados.
O seminário vai reunir professores da área de Literatura da Unemat em discussões que objetivam apontar caminhos para constituição de grupos de pesquisas na área, norteamento gerais para reflexão e linhas de atuação nas áreas dos Estudos Comparados e da Teoria Literária. Também serão discutidas durante o evento as opções para captação de recursos para projetos, publicações e eventos.
A programação começa às 14h00 do dia 01 de novembro com o encontro dos representantes do Instituto de Linguagem; Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.
(PRPPG), docentes da área de Literatura da Unemat e os professores doutores Benjamim Abdala e Marli Fantini. Nesse encontro serão debatidos os rumos e as perspectivas da pesquisa na área da Literatura na Unemat, tema central do evento. Também serão discutidos na reunião, criação de grupos de estudos e pesquisa, as linhas de ação, objetivos e demais aspectos relacionados a formação institucional CEPLIT . Outro assunto que será abordado no encontro é a implantação do Programa de Pós-graduação stricto-sensu.
No período da noite a programação será aberta à comunidade acadêmica com conferências de lançamento do Centro de Pesquisa em Literatura. Momento que contará também com a participação dos professores convidados Benjamim Abdala e Marli Fantini .
De acordo com a professora doutora Elisabeth Batista, que coordena o processo de implantação do Ceplit, a criação do centro de pesquisa é uma das metas estabelecidas pelo Programa de Qualificação Institucional ( PQI).
O PQI foi criado a partir da conclusão do convênio apoiado pela Capes e firmado entre a Unemat e o Programa de Estudos Comparados da Usp no período de 2000 a 2002. Este convênio resultou na qualificação de 13 docentes da Unemat em nível de mestrado.
O Programa de Qualificação Institucional objetiva a formação de doutores do quadro docente efetivo da Unemat. Atualmente a universidade conta com nove doutores qualificados por meio desse PQI e 16 estão em processo de doutoramento.
Além da qualificação docente, o PQI fortalece as linhas de pesquisas na área da literatura resultado na consolidação de núcleos e grupos de estudos e pesquisas nas universidade envolvidas.
Por: Elaine Tortorelli- Coordecom/ Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24785 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária