Técnicos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) estiveram em Cáceres nesta quinta –feira(25) em visita a Unemat para conhecer as ações do Projeto Einsten sediado no Centro de Investigação da Ciência, na Cidade Universitária. A visita de rotina tem por objetivo realizar uma verificação in loco das atividades realizadas pelos projetos executados por meio de financiamento da Finep.
Em Cáceres a equipe da Finep foi composta pela analista técnica Maria Helena dos Santos e o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, José Cláudio Del Pino que atuou como consultor técnico. A consultora explicou que na avaliação são levantadas informações sobre de ordem operacional e gerencial do projeto. “Procuramos na visita uma melhor visualização dos trabalhos realizados pelos projetos financiados pela Finep”
A equipe da Finep foi recepcionada pelo reitor da Unemat , Taisir Karim e pela equipe do projeto que é composta pelos professores Vitérico Maluf, coordenador, Herena Naoco Isobe e Celso Fanaia Teixeira, da coordenação de execução e Carlos Arguelo e Maria Zoraide Soares, consultores.
Na ocasião o reitor Taisir falou sobre a importância dessa avaliação “A partir dessa visita teremos condições de buscar outros recursos para ampliar as ações do projeto” falou o reitor destacando a importância desta ação desenvolvida pela universidade que tem como objetivo o atendimento a comunidade externa.
Um dos resultados esperados com a visita da Finep é a liberação da 3ª parcela do financiamento que será destinada para investimento na infra-estrutura e materiais de experiência.
O Projeto Einsten:popularização da Ciência tem Financiamento da Fundação de Amparo a Pesquisa em Mato Grosso ( Fapemat) e Finep e atende alunos da rede pública e particular de ensino e professores.
Integração
Nesta manhã o projeto recebeu também a visita de um grupo de alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Santos Dumont. Durante a excursão ao Centro de Investigação a Ciências, os 50 alunos , da faixa etária de 10 a 14 anos,tiveram contato com experiências no campo da Física, Química, Matemática e Ciências Biológicas.
A sessão no planetário móvel, instalado em uma das salas do centro, garantiu aos visitantes, além da diversão, conhecimentos das constelações e outros corpos celestes. Para o professor de Matemática, Paulo dos Santos, um dos responsáveis pela excursão, o projeto desenvolvido pela Unemat possibilita o acesso dos alunos ao lado prático da ciência.
Por: Elaine Tortorelli- Coordecom/ Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24856 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária