Um comitê internacional constituído por cinco professores da Universidade do Estado de Mato Grosso se reunirá nesta sexta-feira (26.10), no escritório da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), em Cuiabá, para dar encaminhamento à proposta de convênio entre Unemat e Universidade de Wageningen (Holanda).
A carta de intenções foi assinada pelo Governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, e pelo reitor da Universidade de Wageningen, Aalt Dijkhuizen, em viagem à Europa realizada na última semana (15.10), e sinaliza o desenvolvimento de colaboração acadêmica entre as instituições de ensino.
Na ocasião ficou definido que a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Unemat, Carolina Joana da Silva, que integrou a comitiva, e o professor holandês Peter Zuurbier, seriam os responsáveis pela formação de um grupo de trabalho para elaboração de convênio. “O esforço é para que até dezembro já tenhamos um documento mais específico com definição das áreas e projetos a serem desenvolvidos em cooperação”, afirmou Carolina Joana.
A Wageningen University and Research Center é considerada uma das instituições de ensino e pesquisa mais conceituadas do mundo na área de ciências agrárias. A parceria deverá possibilitar pesquisas em comum e intercâmbio de professores para pós-doutorado e doutorado.
O comitê da Unemat é formado por pesquisadores dos quatro Câmpusonde é ofertado curso de Agronomia. São eles: Tangará da Serra, Nova Xavantina, Alta Floresta e Cáceres. “A cooperação vai ser discutida no contexto do Programa ABC de Mato Grosso: Água, Biodiversidade e Cultura”, explica a pró-reitora, referindo-se às áreas prioritárias de pesquisa na Unemat. Dessa forma, as propostas buscarão integrar os três biomas de Mato Grosso em projetos de agricultura sustentável.
Unemat e Universidade de Wageningen:
A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat, Carolina Joana da Silva, participou de reunião com pesquisadores da Universidade de Wageningen, quando falou sobre áreas de pesquisas envolvidas, as diferentes perspectivas de cooperação de cada instituição, potencial e limitações.
Também esteve presente o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Antônio Carlos Camacho. O acordo envolve, ainda, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq), que já desenvolve parceria com a instituição da Holanda.Danielle Tavares- Coordecom/Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24779 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária