Teve início hoje pela manhã na Unemat em Pontes e Lacerda o Simpósio “Sustentabilidade da produção agroecológica de Carne”, que ocorrerá até 26 de outubro, sempre das 8h00 às 17h00. O evento vai reunir grandes nomes das áreas de Zootecnia, Agronomia e Medicina Veterinária, em palestras e apresentações de trabalhos científicos.
O evento teve início às 8h00 com a palestra: “Sistemas de produção alternativos para aves de corte”, com o professor da UFMT, Carlos Alberto Gondim. A seguir, o médico veterinário, Alessandro Luiz Fraga fala sobre “Utilização de probióticos e antibióticos na produção de monogástricos”. O agrônomo, Darwin Corrêa de Moraes, presidente da Associação dos Aqüicultores de Mato Grosso (Aquamat) avalia “Sustentabilidade da produção de peixes nativos em tanques redes em ambiente natural” e Paulo de Tarso, da coordenadoria de cadeia produtiva de ovinos, abordará a criação no Estado.
Dia 24 de outubro: estão previstas as palestras “Sistemas de Criação de Suínos ao ar livre e aproveitamento de dejetos” com Marcelo Pinheiro (Unemat), “Sustentabilidade da pequena propriedade rural”, Dolorice Moreti (Empaer) e “Aproveitamentos de Produtos, subprodutos, resíduos e efluentes na indústria de carne”, Peter Bitencourt Faria. À tarde, está prevista também a apresentação de trabalhos científicos.
Dia 25 de outubro (quinta-feira): “A produção animal frente às novas normas mercadológicas e de bem estar animal”, por Fabiana Villa Alves (Unemat de Cáceres), “Influência do bem estar animal na qualidade da carne de animais de abate”, Peter Bitencourt Faria (Médico Veterinário), “Sustentabilidade da produção de carne a pasto”, Rodrigo Froede Ruppin (Unemat) e “Manejo racional de bovinos de corte, visando à melhoria na qualidade das carcaças” com Stavros Planton Tseimazides.
Dia 26 de outubro (sexta-feira): o tema “Sustentabilidade da produção de bezerros frente às novas técnicas biotecnológicas” será abordado por Luiz Carlos Capovilla, e a “Utilização de resíduos agroindustriais na alimentação de animais de produção” por Luis Juliano Geron (ambos da Unemat) e, para finalizar o evento, “Novo Sisbov, rastreabilidade e certificação bovina e bubalina” com representante da Certificadora Localiza.
Danielle Tavares-Coordecom/Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24785 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária