Com o intuito de fomentar a educação e investigação científica junto às escolas públicas de Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá), a Unemat inaugurou nessa última quinta-feira o “Projeto Einstein: Popularização da Ciência”. O Centro de Educação e Investigação Científica funciona na nova cidade universitária, no anexo do Museu de Arqueologia, Etnografia, Paleontologia e Espeleologia de Mato Grosso.
Com uma área de 110 m², o centro abriga laboratórios de aprendizagem científica, de informática, sala de vídeo-conferência, biblioteca especializada e espaço reservado ao atendimento da comunidade e à qualificação de docentes de Química, Física, Biologia e Matemática, de escolas da rede estadual e municipal de Cáceres.
Outra atração para os alunos é o planetário da Unemat. O espaço comporta cerca de 40 pessoas e possibilita aos visitantes a ampliação do conhecimento sobre corpos celestes e abordagem de temas como astronomia, física, mecânica e matemática.
São mais de 100 experimentos que mostram de maneira prática e interativa como assuntos normalmente abordados nas disciplinas de ciências estão presentes no nosso dia-a-dia. Por trás de cada experiência, há um embasamento teórico que poderá ser tema de aulas, pesquisas e discussões.
O projeto teve um investimento de R$400 mil, possibilitado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Faespe.
A inauguração do Centro de Educação e Investigação Científica contou com a presença de alunos de escolas públicas, professores e pesquisadores da Unemat. Na ocasião, o Reitor Taisir Karim afirmou que este espaço fomenta a socialização dos conhecimentos científicos. “A Unemat contribui para a cultura, conhecimento e desenvolvimento da sociedade mato-grossense”.
Qualificação de professores:
O professor mestre em física experimental, Celso Fanaia, explica que o projeto inicialmente atenderá o público em geral, mas o objetivo mais amplo é a capacitação de professores de Cáceres para uma nova abordagem metodológica. “É um divisor de águas no ensino de Física, Química, Biologia e Matemática no município. Vamos desenvolver ações de forma integrada com as escolas, dando direção no estudo das ciências”, resume Fanaia.
A partir de novembro será oferecido um curso de iniciação em técnicas experimentais, ofertando 50 vagas para a rede pública e privada.
Danielle Tavares- Coordecom/Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24857 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária