Acadêmico do curso de Direito do campus da Unemat em Cáceres, Guilherme Rodrigues Vargas, vai apresentar o artigo "Identificando violências em um código de conduta escolar: uma análise tridimensional do Direito”, na I Jornada de Produção Científica em Direitos Fundamentais e Estado. O evento será realizado na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) em Criciúma (SC), nos dias 24 e 25 de outubro.
O trabalho foi desenvolvido quando o acadêmico atuou como estagiário junto ao projeto de pesquisa “Brincadeiras que humilham: manifestações de incivilidades” do Departamento de Pedagogia, sob orientação da professora Maria do Horto Salles Tiellet.
A pesquisa aprovada no eixo temático “Controle Social e Segurança Pública” avalia o processo de criação de um Código de Conduta na extinta Escola de Aplicação "Lázara Falqueiro de Aquino", em Cáceres. Essas normas seriam construídas pelos próprios estudantes como forma de regular seu comportamento e, no artigo, são avaliadas à luz da "Teoria Tridimensional do Direito".
O acadêmico ressalta que é importante valorizar a produção científica em Direito. “São raros os eventos nessa área que possuem apresentação de trabalhos científicos. Um desses casos raros é a Mostra Científica Levy Alt que
ocorre junto a Semajur”, afirmou Guilherme. A 11ª Semana Jurídica da Unemat foi realizada de 3 a 5 de novembro, em Cáceres.
Danielle Tavares- Coordecom/unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24834 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária