A grande final do I Festival Universitário de Músicas Inéditas que aconteceu durante o 28º Festival Internacional de Pesca Esportiva (20.09), em Cáceres, surpreendeu os que estavam diretamente envolvidos, pelo alto nível das composições apresentadas, dos arranjos, dos músicos e dos intérpretes (todos acadêmicos da Unemat).
Ao todo, oito dos 11 campi da Universidade participaram do Festival, apresentando para milhares de visitantes do FIP uma variedade de estilos e ritmos musicais, como: MPB, Pop-Rock, Hardcore, Regae, Sertanejo e ritmos mais regionalistas como Guarânia e Rasqueado.
“Se fizermos uma minuciosa análise dos objetivos deste Festival, podemos afirmar que 90% foram alcançados. O projeto contou com nove objetivos a serem cumpridos, destes, oito foram plenamente realizados”, avalia Josivaldo Constantino dos Santos, idealizador do evento. De acordo com ele, a primeira edição do Festival possibilitou:
. Descobrir, valorizar e promover a criatividade e talentos musicais existentes entre professores, funcionários e acadêmicos da Unemat, promovendo a confraternização.
. Promover a troca de experiências entre os músicos da comunidade acadêmica, por meio de diferentes estilos de composição, ritmos, interpretação, que caracterizam a distinta tradição cultural de que fazem parte.
. Divulgar através da música inédita, a grandeza e a riqueza da diversidade cultural existente no Estado de Mato Grosso, evidenciando os estilos e ritmos que compõem a tradição musical de cada região onde se encontra presente a Universidade.
. Aproximar pela música os diferentes campi, ainda que geograficamente encontrem-se distantes e concretizar “a integração e o intercâmbio artístico e cultural na Universidade”, prevista no inciso III do art. 1º dos princípios artísticos e culturais da Universidade. De acordo com avaliação de Josivaldo, esse objetivo não foi plenamente alcançado, pois os campi de Juara, Luciara e Nova Xavantina não puderam se fazer presentes na grande final.
A próxima etapa será a gravação do CD com as 11 canções selecionadas na primeira fase do concurso. “Cantando nossa diversidade cultural (Vol.1)” tem lançamento previsto para o final de novembro e será distribuído nas emissoras de rádio em todas as regiões onde a Unemat está presente. O 1º Festival de Músicas da Unemat é uma promoção da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC).
Outras informações, ligue na PROEC: (65) 3221-0037.
Josivaldo Constantino e Danielle Tavares, Coordecom/Unemat .
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24775 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária