O Tribunal de Contas do Estado (TCE – MT) realizou na noite desta quarta-feira o evento “Consciência Cidadã”, que visa estimular a participação do cidadão com denúncias e fiscalizando as contas públicas. A reitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso participou do evento juntamente com outros representantes da sociedade civil organizada e poder público.
Além das palestras ministradas pelo presidente do TCE, conselheiro José Carlos Novelli, e pelo supervisor do projeto, conselheiro Antônio Joaquim e pela secretária de articulação institucional, Cassyra Vuolo, também foi realizada esta semana uma palestra direcionada aos acadêmicos da Unemat, principalmente os de Ciências Contábeis sobre o funcionamento do órgão fiscalizador.
O programa Conhecendo o TCE, que comporta o evento “Consciência Cidadã”, vem sendo realizado nos municípios pólos do estado com a finalidade de convocar a sociedade para participar da fiscalização e controle do dinheiro público. O evento já foi realizado nos municípios de Sinop, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Garças, Cáceres e ainda será realizado em um município da baixada cuiabana a ser definido.
Para o conselheiro do Tribunal, Antônio Joaquim, que é o supervisor do programa, este é momento de se trabalhar junto para diminuir a corrupção e estreitar os laços entre o Tribunal de Contas e a sociedade. “Aqui é apenas o início do nosso trabalho e não o fim”, reforçou.
O presidente do TCE, conselheiro José Carlos Novelli, que a idéia do tribunal com esses eventos é aproximar-se da sociedade no interior. “Em vez que criarmos sessões no interior, criamos canais de comunicação para ouvir as denúncias, como o disque denúncia, e o denuncia on-line, mas é preciso deixar claro que o Tribunal não trabalha com denuncismo vazio, queremos que o cidadão participe e denuncie de forma fundamentada”, afirmou.
A palestra para os acadêmicos da Unemat foi ministrada pela secretária de Articulação Institucional do TCE, e responsável pela organização do evento “Consciência Cidadã”, Cassyra Vuolo, a fim de explicar a forma como o Tribunal trabalha. A Unemat foi escolhida para receber a palestra por se tratar de uma instituição pública estadual.
Lygia Lima – Coordenadoria de Comunicação da Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24857 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária