Mato Grosso, Domingo, 21 de Julho de 2024     
Novo Portal
Unemat dá o pontapé inicial para conscientização e preservação do Rio Paraguai
Unemat dá o pontapé inicial para conscientização e preservação do Rio Paraguai
28/08/2007 13:35:39
por Coordenadoria de Comunicação Social
Autoridades acadêmicas e civis lançam jornada de conscientização e preservação do Rio Paraguai
Autoridades acadêmicas e civis lançam jornada de conscientização e preservação do Rio Paraguai

A Universidade do Estado de Mato Grosso e a sociedade civil de Cáceres deram o pontapé inicial para uma jornada de conscientização e ações de preservação do Rio Paraguai, na noite desta segunda-feira (27) em Cáceres. Durante toda esta semana serão desenvolvidas atividades junto as escolas públicas e particulares do município, atrações culturais e palestras com o intuito de gerar um sentimento de cuidado com o rio, que é patrimônio do município.

O reitor da Unemat, Taisir Karim, ressaltou durante a abertura da Jornada, que esse é o tempo de fazer alguma coisa para garantir o futuro e a preservação do rio Paraguai e também do nosso planeta. “Que cada um dos presentes aqui traga mais um defensor desta idéia de preservação, pois somos nós que temos que fazer alguma coisa, e acredito que esta semana de trabalho será muito proveitosa, além do mais, estamos dando aqui o exemplo de que é a sociedade que tem que se organizar para fazer algo”, afirmou Taisir.

A Jornada de Conscientização e Ações para Preservação do Rio Paraguai, é um evento promovido pela Unemat por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) em parceria com as pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) e Ensino e Graduação (Proeg), junto com o campus Jane Vanini, Faesp, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Empaer, empresas privadas e prefeitura de Cáceres por meio da Secretaria de Turismo e entidades civis e organizadas.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Hilário Straub, lembra que essa ação tem um caráter continuo de preservação do Rio Paraguai, e visa levantar uma bandeira com a institucionalização de um projeto permanente de preservação e conservação. “Não queremos realizar algumas ações agora e depois parar, pelo contrário, queremos que essa ação tenha um caráter permanente”, afirma. Hilário lembra que a própria cidadania do povo cacerense depende do rio. “O rio Paraguai é fundamental para a cultura do povo que vive aqui”, completou.

Durante essa semana além das palestras que estarão sendo ministradas no período matutino e vespertino em várias escolas do município com o tema sobre a preservação do meio ambiente, também serão desenvolvidas mesas redondas e seminários no auditório da faculdade de direito, Levy Alt no período noturno. No sábado, dia 1º de setembro, será realizado um mutirão de limpeza das margens do Rio Paraguai, para marcar o encerramento da programação .

Lygia Lima – Coordecom/ Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24716 | Impressões: 143768
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada