A nova biblioteca da Unemat em Cáceres foi inaugurada hoje pela manhã (16.08), marcando a concretização de um antigo sonho e demanda. A cerimônia teve início por volta das 10h00, quando autoridades políticas, acadêmicas e estudantes participaram do descerramento de placas, visita às instalações e apresentação cultural.
Na ocasião o Reitor da Unemat, Taisir Karim, afirmou que este é um momento que reafirma a consolidação da Universidade, possibilitado pelo trabalho, tanto dos que estão hoje na Instituição como daqueles que contribuíram para escrever parte da história. “Todos fazem parte dessa conquista”. Segundo Karim, a entrega da nova biblioteca representa mais do que oferecer um espaço físico adequado e moderno, mas “um compromisso como o pensar e agir diferente; um investimento na cultura e conhecimento do Estado”.
Além da infra-estrutura, será necessário um constante investimento para manter e atualizar o acervo. “A Fapemat e a Secretaria de Ciência e Tecnologia podem ser parceiros da Universidade nesse processo. Esse é o ponto chave da universidade. Aqui está concentrado o conhecimento sobre todas as áreas”, disse o Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa, Antônio Carlos Camacho.
A nova biblioteca funciona em um prédio com área de 2.100 metros quadrados. A construção teve início em 2003 e representou um investimento de cerca de 2 milhões de reais. O coordenador do campus de Cáceres, Adriano Aparecido Silva, que completa um ano de administração, lembrou que para a concretização desse projeto foi necessário dar prioridade a essa meta. “Uma obra dessa grandeza é compartilhada com os colegas que participaram do crescimento da Unemat, fazemos homenagem especial à professora Nilce Maria (antiga coordenadora)”.
Após a fala das autoridades, gestores, professores e acadêmicos visitaram as novas instalações. O espaço foi projetado com dois andares: no térreo funcionam os setores de periódicos, produção científica de acadêmicos e professores, obras raras, além de 11 salas de estudo para grupos e videoteca. A rampa de acesso leva ao pavilhão superior, onde fica o espaço de referência, com dicionários especializados e enciclopédias, e uma ampla área para consulta do acervo.
Um moderno sistema de ar-condicionado foi instalado, com recursos da Secitec, proporcionando conforto aos usuários e um ambiente mais adequado para a conservação dos cerca de 150 mil títulos existentes. Só no primeiro semestre deste ano, mais de 10 mil acadêmicos e 6 mil da comunidade externa utilizaram os serviços da biblioteca. “A Unemat pertence à sociedade e este novo espaço vai beneficiar toda a comunidade cacerense”, afirmou o vice-prefeito de Cáceres, Masato Nakahara.
A meta é, até o final do ano, informatizar todo o serviço de empréstimo possibilitando maior agilidade no atendimento.
Programação: a partir de 15h00 haverá roda de arte e educação com o Instituto Usina, voltada para professores, alunos e comunidade artística da cidade.
Danielle Tavares- Coordecom/Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24831 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária