Um antigo sonho da comunidade de Cáceres vai ser realizado nesta quinta-feira (16.08), no campus da Universidade do Estado de Mato Grosso: a inauguração da maior biblioteca do interior de Mato Grosso. A solenidade terá início às 9h00, com recepção de autoridades, descerramento de placa e apresentações culturais.
A nova biblioteca funcionará em um prédio com área de 2.100 metros quadrados. O espaço foi projetado com dois andares: no térreo funcionam os setores de periódicos, produção científica de acadêmicos e professores, obras raras, além de 11 salas de estudo para grupos e videoteca. A rampa de acesso leva ao pavilhão superior, onde fica o espaço de referência, com dicionários especializados e enciclopédias, e uma ampla área para consulta do acervo.
A construção do prédio teve início em 2003 e representou um investimento de cerca de 2 milhões de reais. “Esta era uma antiga demanda dos nossos alunos: ter uma biblioteca anexa ao prédio onde estudam”, disse o coordenador do campus de Cáceres, Adriano Aparecido Silva. A mudança para a nova área possibilita, também, uma economia de R$ 3 mil mensais, valor que era destinado ao aluguel.
Um moderno sistema de ar-condicionado foi instalado proporcionando conforto aos usuários e um ambiente mais adequado para a conservação dos cerca de 150 mil títulos existentes. Só no primeiro semestre deste ano, mais de 16 mil pessoas (10 mil acadêmicos e 6 mil da comunidade externa) utilizaram os serviços da biblioteca da Unemat. A estimativa é de aumento de 30%. “Muitos acadêmicos que não podiam ir até o prédio antigo, que ficava longe do campus, agora poderão ter acesso com mais facilidade e comodidade”, completou Adriano.
O chefe da Biblioteca, Maurício Silva de Oliveira, trabalha na Unemat desde 2004 e afirma que a estrutura é adequada para o atendimento ao público, sua prioridade. “Nossa biblioteca agora pode abrigar grande quantidade de livros. Temos uma equipe com 12 funcionários e 14 bolsistas que trabalham nos três turnos. Quem ganha com a maior eficiência é o usuário”, disse.
A meta é informatizar todo o serviço de empréstimo até o final do ano. Após a conclusão dos investimentos na estrutura física e na mobília da biblioteca, a reitoria planeja aplicar recursos na ampliação do acervo. De acordo com o reitor Taisir Karin, a meta é chegar a 200 mil títulos. “Isso é possível, se dermos continuidade aos investimentos que estamos fazendo”, comentou.
Programação:
Início às 9h00: recepção das autoridades, descerramento de placa, apresentação cultural. 10h00: visita às instalações.
Tarde: a partir de 15h00, a programação fica por conta do Instituto Usina, com roda de arte e educação, voltada para professores, alunos e comunidade artística da cidade.
Assessoria de Comunicação do campus de Cáceres, colaborou Danielle Tavares.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24850 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária