Cáceres recebe o Vôo de Psique, nesta quinta-feira, dia 16 de agosto, às 19h30, no Centro Cultural, com entrada franca. O espetáculo une a cênica e a literatura regional com a poeta Luciene Carvalho e a atriz Yandra Firmo. No palco elas levam o universo feminino tratando do sagrado, do prazer e do cotidiano. Sucesso na estréia, no Sesc Arsenal em Cuiabá e na Casa das Rosas, em São Paulo, Vôo de Psique inicia em Cáceres a turnê regional. Especialmente na “Princesinha do Pantanal” está programado a participação especial de Sueli Siqueira e Wagton Douglas com O Acasalamento das Araras.
A programação da Turnê MT em Cáceres começa as 15 horas com Roda de Arte e Educação na Biblioteca da Unemat (que está sendo inaugurada nesta data). As artistas em companhia da pintora Lúcia Picanço estarão dialogando com professores, alunos e comunidade artística da cidade sobre diversos temas
referentes a difusão cultural.
Após o espetáculo, a noite, no centro cultural, a poeta Luciene Carvalho estará lançando a trilogia “Aquelarre – ou Evangelho de Madalena”, “Sumo da Lascívia” e “Conta-gotas”.
Quem são elas?
A poeta Luciene Carvalho tem sete livros publicados e é uma referência na escrita e na arte declamatória em Mato Grosso. Yandra Firmo é uma das mais premiadas atrizes e diretoras cênicas do Estado. Ambas estão em projeção nacional por seus trabalhos. O lançamento da segunda edição do livro ‘Porto’, uma das mais recente publicação da escritora, se deu em seis meses e aconteceu em Vinã del Mar no Chile, a convite da Universidade de San Tomas. Este livro foi porta voz de uma campanha de valorização do bairro cuiabano. Luciene também é gestora cultural, foi coordenadora do Núcleo de Cultura da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e é secretária institucional da ong municipalista Instituto Usina.
Yandra Firmo trabalha seu talento artístico há pelo menos uma década em Mato Grosso. Há três anos segue carreira solo e percorre o Brasil com sua arte. Seu mais recente trabalho, o monólogo “Assim é, se lhe parece” deu a ela prêmios por sua criação, direção e atuação em Teresina (PI) e Mogi das Cruzes (SP).
Lúcia Picanço, pintora, historiadora também assume a produção de Vôo de Psique. Como artista, Lúcia se desenvolve em diversas técnicas. Suas obras já foram expostas no Brasil e no Chile. Atualmente coordena e realiza pinturas murais no bairro do Porto de Cuiabá, ação que vem transformando a região num museu a céu aberto.
Apoios
A Turnê MT Vôo de Psique tem o apoio da sociedade civil organizada, através do Instituto Usina, da iniciativa privada pela Matos & Matos e do Governo do Estado de Mato Grosso através das Secretarias de Estado de Educação e Cultura. Em Cáceres esta ação está sendo realizada em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) – equipes da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura(Proec) e do Cerimonial e da Assessoria Pedagógica da Seduc em Cáceres.
O que:
Roda de Arte e Educação
Espetáculo Vôo de Psique
Lançamento de livros>Quando e Onde: Dia 16 – 15 horas na Biblioteca da Unemat e as 19h30 no Centro Cultural
Informações: 9976-5125
Texto: Assessoria Instituto Usina
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24836 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária