A partir do dia 17 de agosto de 2007, o artista plástico Claudyo Casares, atualmente acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo na Unemat, campus de Barra do Bugres, estará realizando uma Exposição de suas obras no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá. Na Exposição Identidades o artista expressa sua arte em telas que retratam suas relações com as culturas diversificadas que identificam os mato-grossenses atuais, numa complexa integração homem/natureza.
Nesta Exposição poderão ser apreciadas obras que retratam homens e mulheres cuja expressão nos tons das peles e das cores de suas vestes e adornos, comunicam a beleza da vida alegre das comunidades tradicionais. A música, a dança e a paixão são temas de seus personagens que comunicam com os seus olhares penetrantes os saberes aprendidos com a natureza que está em constante mudança no Pantanal.
Nas “Gatonças”, Claudyo Casares expressa as necessárias adaptações para manter a vida neste ecossistema, pois elas disfarçam-se de gatos e aproximam-se dos homens para lembrá-los que neste ambiente, todos precisam sobreviver para manter a beleza e a harmonia que depende do reconhecimento das diferentes formas de viver em Mato Grosso.
Com suas “Borboletas” e a “Boiada Pantaneira”, o artista mais uma vez afirma sua identidade com este Estado e nos leva a refletir sobre como nesta diversidade de cores e formas nos revela a riqueza das múltiplas identidades com as quais nos constituímos de forma tão particular.
O artista com premiações internacionais colabora com a instituição antes mesmo de sua inserção como acadêmico. Sua arte está nas logomarcas dos Núcleos NEGRA (Núcleo de Estudos de Gênero, Raça e Alteridade) e COEDUC (Núcleo de Pesquisa Corpo, Educação e Cultura) e nas ilustrações das obras “Cultura e Dança em Mato Grosso” (GRANDO, 2002, 2005) e “Corpo, Educação e Cultura: práticas sociais e maneiras de ser” (GRANDO, 2007), ambas publicadas pela Editora da Unemat com o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Mato Grosso.
Ao acessar www.claudyocasares.art.br pode-se conhecer um pouco mais sobre suas “Identidades”.
Texto de Beleni Grando - Pesquisadora da Cultura Mato-grossense e coordenadora do Coeduc/Unemat, postado por Lygia Lima - Coordecom
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24804 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária