Mato Grosso, Domingo, 30 de Junho de 2024     
Novo Portal
Representantes do Ministério de Meio Ambiente participam do Festival das Águas
Representantes do Ministério de Meio Ambiente participam do Festival das Águas
15/11/2003 17:02:17
por Coordenadoria de Comunicação Social

O espaço de debates sobre o valor da Água como base para o Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat e o Ministério de Meio Ambiente, MMA, em Cáceres durante o Festival Ecológico e Cultural das Águas de Mato Grosso, Águas de Pantanal contou com a participação do Secretário Nacional dos Recursos Hídricos do MMA, João Bosco Senra e do Coordenador Nacional do Programa Pantanal, Valmir Gabriel Ortega.

Nas discussões em mesa redonda constituída por professores da Unemat, representantes do Fórum de Lutas e Entidades de Cáceres, FLEC e de organismos não governamentais, os representantes do MMA expuseram as diretrizes e políticas de conservação dos recursos hídricos que estão sendo implantadas pelo ministério, bem como as ações voltadas para o pantanal.

“Nós estamos apoiando os estados na organização dos conselhos e comitês de recursos hídricos para que tenhamos políticas descentralizadas e participativas, porque acreditamos que a solução está no sistema como todo”, afirma Senra pontuando a importância do envolvimento dos estados e da sociedade na estruturação desses órgãos e no fomento a discussões e propostas.

Neste sentido, o secretário destacou a promoção do Festival das Águas que envolve diversos organismos no propósito de debater políticas públicas em prol de conservação da água e da vida que habita em torno dela.

“Essa iniciativa da Universidade em conjunto com todos os Fóruns, contribui para criar uma sociedade sustentável que coloca a questão da água como prioridade e exige dos governos que implemente políticas nessas áreas, participando também com suas propostas, sugestões e pesquisas, num processo de sensibilização”, destaca Bosco.

O Secretário elencou como diretrizes de sustentação do trabalho da secretaria, o controle social; o desenvolvimento sustentável; a transversalidade, com envolvimento de vários órgãos do governo nas esferas municipal, estadual e federal, e o fortalecimento dos sistemas por meio dos conselhos.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24724 | Impressões: 142972
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada