“Ecologia e Conservação” é a área do novo mestrado institucional da Universidade do Estado de Mato Grosso, aprovado pela Capes. O resultado foi divulgado na última semana, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC).
O curso de Ecologia e Conservação será ofertado anualmente no campus da Unemat em Nova Xavantina, coordenado pela professora Dra. Helena Soares Ramos Cabette. Inicialmente, estão previstas 10 vagas por turma, distribuídas em duas linhas de pesquisa: “Ecologia de Sistemas e Comunidades Terrestres” e “Ecologia de Sistemas e Comunidades de Áreas Úmidas”.
A seleção deverá acontecer ainda este ano, para início em 2008. A área de concentração do programa enfoca estudos sobre a riqueza de espécies, estrutura e organização de comunidades terrestres e de ambientes úmidos, interações e relações do ambiente físico com a população humana. O objetivo é contribuir para a preservação da biodiversidade, a conservação de habitats, do patrimônio genético e sócio-cultural.
“A aprovação desta proposta contribui ainda mais para reafirmar a vocação da Unemat de levar conhecimento científico ao interior do Estado”, disse a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Carolina Joana da Silva. O campus de Nova Xavantina localiza-se em uma unidade de conservação, o Parque Nacional do Bacaba, com cerca de 500 hectares de fauna e flora do cerrado. Além de pesquisas acadêmicas, funciona como um centro de ensino prático e conta com infra-estrutura de apoio para as atividades.
Propostas encaminhadas:
Diferentes campi da Universidade do Estado de Mato Grosso submeteram cinco propostas de programas de mestrado acadêmico e uma profissionalizante à Capes, em resposta ao edital para abertura de novos cursos em nível stricto sensu em todo o País.
“Graças aos esforços da Pró-Reitoria, equipes e grupos de pesquisas alcançamos mais essa conquista. São essas ações que demonstram caminhos para consolidarmos esta Instituição. Em dois anos, conseguimos dois mestrados institucionais na Unemat: um em Ciências Ambientais e, agora, Biologia e Conservação”, comemora o Reitor Taisir Karim.
Danielle Tavares- Coordecom/Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24792 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária