Órgãos públicos estaduais, municipais e sociedade civil de Cáceres se unem em defesa de seu maior patrimônio: o Rio Paraguai. Os parceiros da campanha idealizada pela Unemat, “Jornada de conscientização e ações para preservação do Rio Paraguai”, estiveram em reunião hoje à tarde (09.07) na sede da Universidade do Estado de Mato Grosso para definir as estratégias de atuação.
O projeto é realizado pela Unemat, numa proposta integrada entre as pró-reitorias de Cultura e Extensão (PROEC), Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Ensino de Graduação (PROEG), além da coordenação do campus de Cáceres. Neste primeiro momento, a preocupação é firmar parcerias em torno de um objetivo comum. “É um desafio estreitar cada vez mais a relação da universidade com a sociedade, levando ações de educação ambiental. Trabalhamos para responder aos problemas e necessidades da população do Estado”, disse o Reitor Taisir Karim.
Cerca de 30 pessoas compareceram ao encontro, representando mais de 10 entidades. Dentre elas, Sema, Sematur, Marinha do Brasil, Polícia Militar, Cefapro, e associações civis como Colônia dos Pescadores Z2, comunidade base e reserva Taiamã. O idealizador do Dia de Limpeza do Rio Paraguai- evento que ocorre há 19 anos em Cáceres com a participação de diferentes entidades- afirmou que é uma alegria constatar que o projeto toma grandes proporções. “Fico emocionado ao ver tantos profissionais abraçando essa causa”, disse Capitão Renato.
Programação:
A Jornada acontecerá no período de 27 de agosto a 1º de setembro em Cáceres e propõe diferentes ações. “Nossa preocupação é que a iniciativa não assuma um caráter pontual, mas que efetivamente provoque um comprometimento dos estudantes, pescadores, turistas e sociedade de maneira geral”, explicou um dos idealizadores, o Pró-Reitor Ilário Straub (PROEC).
Inicialmente está prevista a realização de palestras em escolas públicas, privadas, apresentação de trabalhos científicos com temas relativos à conservação do meio ambiente e mesas redondas sobre o uso racional da água e potencial turístico da região.
Posteriormente, haverá fixação de placas em locais onde há grande presença pública ou maior índice de degradação, distribuição de material informativo e educativo, além de dia de limpeza coletiva às margens do Rio Paraguai.
Para a organização foram constituídos 13 comissões, compostas por profissionais da Unemat, de órgão públicos e representantes comunitários, de acordo com a área de atuação. “Buscamos reunir o maior número de parceiros possíveis e institucionalizar a campanha na agenda do município, pois só mudaremos esse cenário se trabalharmos em grupo”, definiu Leila Cristiane Delmadi, coordenadora geral.
Outras informações podem ser obtidas na PROEC pelo telefone (65) 3221-0037.
Danielle Tavares- Coordecom/Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24800 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária