Professor de Computação do campus da Unemat em Alto Araguaia, Gleber Nelson Marques, apresentou trabalho no 28º Congresso Ibero Latino-Americano sobre Métodos Computacionais em Engenharia (CILAMCE), realizado na cidade do Porto (PT) de 13 a 15 de julho de 2007. A participação no evento contou com apoio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec).
O trabalho apresentado “Uma abordagem meshfree para simulação de plasmas não-colisionais” é o resultado da pesquisa de Doutorado que está realizando junto ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em colaboração com o Instituto de Estudos Avançados do Centro Técnico Aeroespacial (IEAv/CTA).
O Professor explica que trabalha com uma área estratégica ainda pouco estudada: a redução do arrasto aerodinâmico, que é a força de atrito com o ar enfrentado por aviões e naves espaciais. Ela age no sentido de impedir o movimento, provocando um consumo maior de combustível e redução da vida útil da aeronave. A tese de doutorado intitulada “Simulações de plasma voltadas para o estudo da redução de arrasto aerodinâmico” envolve análise e simulação computacional dos fenômenos envolvidos na redução desse efeito, utilizando plasma induzido por laser.
Apesar de complexos, Gleber garante que os estudos aplicam-se não só na pesquisa aeroespacial, mas em outras áreas que afetam o nosso dia-a-dia e a nossa saúde. Por exemplo, o plasma associado ao laser pode ser utilizado para o desenvolvimento de dispositivos em odontologia como clareamento e secagem de resina, ou na medicina em cirurgias a laser. “São áreas em que os processos são sempre estudados e aprimorados”, diz.
O Congresso Ibero Latino-Americano sobre Métodos Computacionais em Engenharia é organizado anualmente pela Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC). Esta edição foi realizada em conjunto com Congresso de Métodos Numéricos em Engenharia (CMNE). De acordo com os organizadores, a congregação dos dois eventos em 2007 permitiu aprofundar as relações científicas e possibilitar cooperação futura entre as comunidades científicas entre os países envolvidos.
Outras informações, no campus da Unemat em Alto Araguaia, pelo telefone (66) 3481-1857.
Danielle Tavares- Coordecom/Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24777 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária