O Professor Dr. Jair Reck do campus da Unemat em Barra do Bugres falou sobre história, características e desafios da "Educação no Campo", ontem (27.06) na Assembléia Legislativa de Mato Grosso, à convite da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto. A palestra integrou uma iniciativa dos parlamentares em buscar especialistas de diferentes áreas para subsidiar e fundamentar as discussões para aprovação do Plano Estadual de Educação (PEE).
As diretrizes do novo PEE deverão nortear os dirigentes educacionais estaduais e municipais no planejamento e execução das ações para os próximos dez anos. Antes de ser encaminhado à Assembléia, o plano foi discutido com diferentes segmentos da comunidade. “A Assembléia cumpre o papel de chamar a sociedade para esse debate. É importante que os atores envolvidos acompanhem a discussão de perto para que não se descaracterizem os interesses dos diversos grupos”, disse Reck.
Segundo ele, em julho de 2006, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) criou um Comitê Interinstitucional da Educação do Campo, com representantes de 16 entidades, com objetivo discutir, analisar, acompanhar e avaliar as políticas públicas de Educação do campo no Estado.
Mato Grosso possui 76 escolas de educação do campo e várias delas se encontram em situação precária e sem estrutura. A própria diversidade desses locais e das comunidades atendidas deveria ser considerada na prática educativa. “A Escola não pode ser alheia à realidade dos educandos. Ela deve se debruçar nessas diferentes culturas, valores e nas práticas das pessoas envolvidas na construção do conhecimento”.
Nesse sentido, um grande desafio é romper com o material didático distribuído pelas grandes editoras. “Para isso é preciso pesquisa, estruturar uma comunidade investigativa e buscar recursos para construir novo material didático-pedagógico a partir da própria realidade vivida. O campo é plural e, por isso, a Escola também deve ser”, defende.
Iniciativas na Educação no Campo:
Na palestra, o professor Jair Reck falou também de projetos que a Unemat desenvolve com foco em Educação no Campo. Dentre eles, o curso de Agronomia para Movimentos Socais, com ênfase em Agroecologia e Sócio-economia Solidária, em Cáceres. Já no campus de Sinop, está sendo discutida a oferta de 135 vagas para a Formação de Educadores do Campo da Região Norte. E, em Tangará da Serra, com ênfase em Sócio-economia Solidária. Todos esses cursos refletem a preocupação da Universidade em atender aos diferentes contextos e demandas de formação específica no Estado.
Mais informações, no campus de Barra do Bugres pelo telefone: (65) 3361-1413.
Danielle Tavares- Coordecom/Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24808 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária