Mato Grosso, Domingo, 21 de Julho de 2024     
Novo Portal
Unemat participa de campanha de combate ao tráfico internacional de drogas
Unemat participa de campanha de combate ao tráfico internacional de drogas
27/06/2007 13:13:03
por Coordenadoria de Comunicação Social

No final da tarde de ontem (26.06), parceiros na campanha “Justiça em ação: contra tráfico internacional de drogas em Cáceres e região” estiveram reunidos na sede administrativa da Unemat para apresentar as estratégias para dar início à primeira fase da campanha, de caráter preventivo e educativo. A iniciativa da Justiça Federal busca conscientizar a população e repreender esta atividade criminosa na região, com apoio da Universidade do Estado de Mato Grosso, instituição de ensino que atua na fronteira Brasil/Bolívia, Ministério Público Federal e Estadual e Justiça Estadual.

Inicialmente, pelo período de dois anos, estão previstas palestras direcionadas a professores da rede pública municipal e estadual, e a líderes comunitários que trabalham na área de educação, saúde e segurança. Esses agentes atuariam como multiplicadores das informações na sua comunidade de origem. “É importante definirmos como sensibilizar e envolver esse grupo para a importância de discutirmos o tráfico internacional de drogas”, explicou Expedito Figueiredo de Souza, professor de Direito e um dos membros da comissão de elaboração da parte educativa do projeto. Paralelamente, serão desenvolvidos dois grandes seminários com alunos, pais e comunidade onde houve momentos de conscientização.

A imensa fronteira seca faz de Cáceres e cidades vizinhas rota importante de no tráfico internacional de drogas. O Vice-Reitor da Unemat, Elias Januário, afirmou que este é o papel da Universidade. “Estamos próximos à população de nosso Estado no sentido de produzir mudanças efetivas e afirmativas na região. O caminho passa pela conscientização desses povos da fronteira, esclarecendo para as conseqüências com o envolvimento com essa atividade”. O projeto pretende abranger 21 municípios que estão na divisa entre Brasil e Bolívia.

A campanha foi lançada em março deste ano, quando foi produzido material didático e informativo com mensagens em Português e Espanhol. Cerca de 12 mil folders e 2.400 cartazes foram distribuídos e divulgados em pontos estratégicos de grande circulação de pessoas nos dois países. “As populações que vivem à margem de empregos formais, sem formação e informação são facilmente aliciadas para trabalhar no transporte de drogas”, disse o Juiz Federal em Cáceres, Paulo César Alves Sodré. Por isso, é preciso que esta campanha cresça, busque cada vez mais parceiros e se integre à sociedade”.

Está previsto um orçamento de 200 mil reais para materiais gráficos, publicidade e campanhas, oriundos de convênios com empresas públicas e privadas e de ações judiciais.

Entre as autoridades, estiveram presentes, o procurador do Ministério Público Federal Vicente Mandeta, da Justiça Estadual, Lucely Caixeta, o Juiz da 1º vara da Comarca de Cáceres, Luiz Octavio Oliveira Saboia Ribeiro, a Secretária Municipal de Educação, Luciana Gattass Crepaldi, os Pró-Reitores da Unemat de Cultura e Extensão, Ilário Straub, e de Administração, Anapaula Vargas.

Danielle Tavares- Coordecom/Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24708 | Impressões: 143768
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada