No final da tarde de ontem (26.06), parceiros na campanha “Justiça em ação: contra tráfico internacional de drogas em Cáceres e região” estiveram reunidos na sede administrativa da Unemat para apresentar as estratégias para dar início à primeira fase da campanha, de caráter preventivo e educativo. A iniciativa da Justiça Federal busca conscientizar a população e repreender esta atividade criminosa na região, com apoio da Universidade do Estado de Mato Grosso, instituição de ensino que atua na fronteira Brasil/Bolívia, Ministério Público Federal e Estadual e Justiça Estadual.
Inicialmente, pelo período de dois anos, estão previstas palestras direcionadas a professores da rede pública municipal e estadual, e a líderes comunitários que trabalham na área de educação, saúde e segurança. Esses agentes atuariam como multiplicadores das informações na sua comunidade de origem. “É importante definirmos como sensibilizar e envolver esse grupo para a importância de discutirmos o tráfico internacional de drogas”, explicou Expedito Figueiredo de Souza, professor de Direito e um dos membros da comissão de elaboração da parte educativa do projeto. Paralelamente, serão desenvolvidos dois grandes seminários com alunos, pais e comunidade onde houve momentos de conscientização.
A imensa fronteira seca faz de Cáceres e cidades vizinhas rota importante de no tráfico internacional de drogas. O Vice-Reitor da Unemat, Elias Januário, afirmou que este é o papel da Universidade. “Estamos próximos à população de nosso Estado no sentido de produzir mudanças efetivas e afirmativas na região. O caminho passa pela conscientização desses povos da fronteira, esclarecendo para as conseqüências com o envolvimento com essa atividade”. O projeto pretende abranger 21 municípios que estão na divisa entre Brasil e Bolívia.
A campanha foi lançada em março deste ano, quando foi produzido material didático e informativo com mensagens em Português e Espanhol. Cerca de 12 mil folders e 2.400 cartazes foram distribuídos e divulgados em pontos estratégicos de grande circulação de pessoas nos dois países. “As populações que vivem à margem de empregos formais, sem formação e informação são facilmente aliciadas para trabalhar no transporte de drogas”, disse o Juiz Federal em Cáceres, Paulo César Alves Sodré. Por isso, é preciso que esta campanha cresça, busque cada vez mais parceiros e se integre à sociedade”.
Está previsto um orçamento de 200 mil reais para materiais gráficos, publicidade e campanhas, oriundos de convênios com empresas públicas e privadas e de ações judiciais.
Entre as autoridades, estiveram presentes, o procurador do Ministério Público Federal Vicente Mandeta, da Justiça Estadual, Lucely Caixeta, o Juiz da 1º vara da Comarca de Cáceres, Luiz Octavio Oliveira Saboia Ribeiro, a Secretária Municipal de Educação, Luciana Gattass Crepaldi, os Pró-Reitores da Unemat de Cultura e Extensão, Ilário Straub, e de Administração, Anapaula Vargas.
Danielle Tavares- Coordecom/Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24791 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária