O Reitor da Unemat, Taisir Karim, e o coordenador do campus da Cáceres, Adriano Aparecido Silva, participaram ontem à tarde (22.06) de reunião organizada por representantes dos Diretórios Acadêmicos (DA's) e Diretório Central dos Estudantes (DCE). Os gestores ouviram as principais reclamações e responderam às dúvidas e questionamentos dos discentes, dentre elas, moradia e restaurante universitários, sede para funcionamento das entidades, bolsa acadêmica e reforma administrativa proposta pelo governo do Estado.
Um dos pontos mais questionados refere-se ao pagamento das bolsas estudantis. Os acadêmicos bolsistas da Universidade do Estado de Mato Grosso nas modalidades iniciação científica, monitoria, extensão, cultura e apoio receberão no dia 5 de julho, inclusive com valores retroativos. O Reitor explicou que “o pagamento das bolsas passou a ser vinculado à folha de pagamento como os demais profissionais da Instituição”, o que permitirá dar maior agilidade ao processo. O valor é de R$300, seguindo padrão adotado nacionalmente pelo CNPq.
O orçamento da Unemat, por lei, é de 4,2% da arrecadação de alguns impostos Estaduais, sendo o ICMS o principal. “Esse valor é automaticamente repassado à Universidade”, disse. Atualmente, destina-se ao pagamento de folha, despesas de custeio e investimento na qualificação dos profissionais e bolsistas.
O professor Karim falou também que internamente a Instituição está acompanhando de perto a reforma administrativa proposta pelo Governo do Estado e já encaminhou um documento apontando caminhos para que não fira a autonomia universitária, garantida pela Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e Lei complementar 049/1998.
Já o coordenador do campus de Cáceres, Adriano Aparecido Silva, afirmou que, no momento, não há como destinar uma sala para cada um dos 12 DA's em atuação no campus e mais o DCE. “O que podemos garantir é a melhor estruturação do atual espaço, estudando uma forma de remanejar equipamentos do campus para a sala”.
O coordenador afirmou ainda que, no mo mento, não há como atender a todas as demandas, mas alternativas estão sendo estudadas. “Não significa administrar com escassez, mas com responsabilidade. Temos que discutir conjuntamente as nossas prioridades”, concluiu.
Danielle Tavares- Coordecom/Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24795 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária