Começa hoje a noite em Cáceres, 220 km da capital, a primeira edição do Festival Ecológico e Cultural das Águas de Mato Grosso, Águas do Pantanal. Realizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat em parceria com o Fórum de Lutas e Entidades de Cáceres, FLEC, o "Águas do Pantanal" marca as comemorações do ano, indicado pela Unesco, como Internacional da Água Doce, e dos festejos do Dia do Rio Paraguai, celebrado amanhã, 14 de novembro.
Envolvendo atividades de cunho científico , cultural, artístico e esportivo, o evento pretende discutir políticas de conservação dos recursos hídricos do Pantanal, bem como valorizar a cultura dessa regiões. Propósito que segundo a coordenação do festival, fundamentará o projeto a ser executado nos próximos anos, contemplando também as bacias da região do Araguaia e Amazônia.
Esta primeira edição acontece em esforço conjunto entre as parcerias, contando com o apoio do Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Formad, da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Sustentável do Ministério de Meio Ambiente, e do Programa Nacional de Biologia Molecular, Probem, entre outros organismos.
As 1800 vagas oferecidas nas 60 oficinas e 35 mini-cursos já foram preenchidas, estando aberto os espaços para conferências, mesas redondas, palestras, apresentações culturais e shows com artistas regionais.
Atividade
A abertura oficial do evento, prevista para as 18 horas, no pavilhão do Campus Universitário Jane Vanini, será marcada por uma mística de sensibilização do valor da água envolvendo participantes de diversas regiões dos estado. Ocasião que conta com a presença do pesquisador Gérard Moss que participa da segunda campanha do Projeto Brasil das Águas, coletando e fazendo análise da qualidade das águas de todo território brasileiro.
Em seguida, Gilney Viana, Secretário de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, MMA, e o poeta e cantor, Antonio Baiano ministram uma conferência, sobre o Saber Cuidar da Água.
Ainda durante a noite, será aberta a Feira Solidária Águas do Pantanal com artesanato, comidas e bebidas típicas pantaneiras e produtos orgânicos, culminando as atividades com apresentações culturais de grupos regionais.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24916 | Impressões: 158398 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária