Universidade do Estado de Mato Grosso, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso e Ministério de Ciência e Tecnologia firmaram termo de cooperação técnica e científica para o desenvolvimento do Programa de Pesquisa em Biodiversidade da Amazônia Oriental (PPBIO). O documento foi assinado hoje à tarde (18.06), em Cuiabá, no Auditório da Secretaria de Ciência e Tecnologia.
A Unemat foi escolhida a instituição coordenadora do projeto em Mato Grosso devido à sua notoriedade e capacidade técnica, científica e à sua abrangência no Estado. “É uma oportunidade para a Universidade poder atuar e formar pessoas de todos os grupos e fornecer ferramentas que garantam o desenvolvimento sustentável em Mato Grosso. A expectativa é futuramente ampliar esse convênio para os biomas de Cerrado e Pantanal”, afirmou Taisir Karim.
Inicialmente, são previstos 60 meses de cooperação. “O acordo é amplo. Inclui assessorias técnicas, troca de informações, além do fortalecimento da Unemat e dos núcleos de pesquisa voltados para biodiversidade”, explicou Nilson Gabas. Este é um importante passo para o estudo da diversidade ecológica do Estado. Permitirá um inventário completo sobre a riqueza de espécies da Amazônia Oriental mato-grossense.
Estão previstos inicialmente o desenvolvimento de 19 protocolos. Sendo quatro básicos, sobre clima, topografia, solos e estrutura da vegetação. Além de 15 biológicos: sobre abelhas, moscas, insetos de palmeiras, besouros, vespas, invertebrados, gafanhotos, percevejos, mosquitos, peixes, aves, mamíferos, répteis, anfíbios, fungos e diferentes vegetais. “Além de promover o desenvolvimento da pesquisa, o programa possibilitará a formação e capacitação de recursos humanos e o fortalecimento institucional”, disse a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Carolina Joana da Silva.
As pesquisas realizadas neste núcleo regional contribuirão para a rede integrada nacional, do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), da Secretaria de Políticas e Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (SEPED). Já foram implantados núcleo regionais no Amapá e Maranhão.
Parcerias:
A participação da Secitec e Fapemat é fundamental neste acordo. “A Secretaria é parceira da Unemat neste compromisso do fortalecimento do centro de pesquisa em Mato Grosso. Houve preocupação de planejamento das ações até 2011, para que o programa não perca a continuidade”, afirmou o Secretário de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro. “Fica respaldada a parceria entre os órgãos, ao assinar termo de cooperação, assumimos diretamente essa responsabilidade, complementa Ilma Grisoste”.
Futuramente, poderão ser lançados editais em conjunto com governo do Estado. “Precisamos ver os projetos para saber exatamente a demanda de equipamentos e recursos humanos”, disse Antônio Carlos Camacho, diretor da Fapemat.
Pesquisadores envolvidos: O Núcleo Regional da Amazônia Meridional já conta atualmente com o trabalho de 37 pesquisadores da Unemat, sendo dois do campus de Tangará da Serra, um de Cáceres, e os demais de Alta Floresta, coordenado por Dra. Célia Regina Araújo Soares. Também participam 11 profissionais da UFMT e 20 colaboradores de outras instituições de todo o País. Além da equipe docente, são 70 acadêmicos envolvidos, dos cursos de Ciências Biológicas, Agronomia e Engenharia Florestal.
Danielle Tavares-Coordecom/Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24832 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária