O Projeto “Cooperação Acadêmica em Ciências Ambientais” da Unemat receberá um investimento total de R$240 mil da Capes para desenvolver pesquisas em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) é uma ação vinculada ao Programa Acelera Amazônia e prevê a implantação de redes de cooperação acadêmica para estruturação de programas de pós-graduação na região Norte e Mato Grosso, que explorem as vocações e potencialidades locais.
O projeto de cooperação acadêmica prevê quatro anos de ações didáticas e de pesquisa integradas que fortaleçam as linhas de Educação e Gestão Ambiental, do programa de Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade do Estado de Mato Grosso. “São pesquisas que visam o manejo e a sustentabilidade da paisagem regional e local, e inclui as dimensões ecológica e social”, explica a Coordenadora do Mestrado em Ciências Ambientais da Unemat e proponente do projeto, Dr. Carla Galbiati.
A cooperação vai reunir 12 pesquisadores da Unemat e 11 da UFSCar nas áreas de Ecologia da Paisagem, Conservação da Biodiversidade e Educação Ambiental, de acordo com os profissionais envolvidos. “A interação com outros programas traz experiência para a nossa Universidade. Irá contribuir também para o desenvolvimento de outras propostas de cursos de mestrados encaminhadas à Capes”, afirma a professora Carla.
Na próxima semana (21.06), haverá reunião, em Brasília, com a Capes para fornecer orientações sobre o planejamento e a execução das atividades. O projeto deverá ter início em julho, quando serão liberados os recursos financeiros correspondentes. O orçamento previsto destina-se a custeio da pesquisa, material de consumo, passagens, diárias para docentes e discentes, dividido entre as duas universidades.
Acelera Amazônia:
A Unemat participou neste edital da Capes para as IES da Amazônia no Programa Acelera Amazônia com 4 projetos: “Educação” em parceria com a UFSC, “Literatura Comparada e Teoria Literária” com a USP e “Lingüística” com Unicamp. Entretanto, apenas um projeto foi contemplado por Instituição de Ensino Superior. “Essas propostas são resultado de discussões e articulações de diferentes grupos de pesquisa em vários campi da Unemat. É importante construir uma cultura de mestrado e doutorado na Instituição”, disse a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Carolina Joana da Silva.
“A importância dos mestrados institucionais na Unemat já começa a refletir em oportunidades de acesso a novos editais e maior interação com IES de outras regiões do País. Neste edital fortalecemos ainda mais a nossa cooperação científica com a Universidade Federal de São Carlos”, comentou. O PROCAD tem por objetivo estimular a mobilidade entre grupos consolidados e grupos emergentes de diferentes instituições, permitindo interação regional (Norte-Sudeste), o intercâmbio tecnológico e, conseqüentemente, favorece a consolidação de programas de pós-graduação já implantados e em fase de criação.
Danielle Tavares- Coordecom/Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24841 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária