“Oficina ECO: Comprometendo-se com o Meio Ambiente” foi o nome dado à programação especialmente preparada pela Universidade do Estado de Mato Grosso para o Dia do Meio Ambiente, comemorado mundialmente 5 de junho.
Cerca de 70 acadêmicos e professores dos cursos de Agronomia, Biologia, Educação Física, Enfermagem, Matemática e Pedagogia participaram de atividades realizadas durante todo o dia, numa ampla área às margens do Rio Paraguai, em Cáceres, no Celbe-Centro de Estudos de Liminologia, Biodiversidade e Etnobiologia do Pantanal (local que congrega pesquisas na Unemat relacionadas ao Meio Ambiente).
As atividades começaram pela manhã, com concentração da equipe e aquecimento. Da palavra à ação: após momento de sensibilização para a questão ambiental, cada grupo pôde traduzir sua percepção em uma ação, simbolizada por trabalhos feitos em argila. Neles foram representados conceitos que às vezes parecem abstratos, como educação, autonomia, sustentabilidade, justiça e respeito. “O primeiro passo é despertar as pessoas para que reflitam a questão ambiental na atualidade, para que se sintam parte do processo”, explicou a mestranda em Ciências Ambientais e uma das organizadoras, Claudia de Pinho.
À tarde, os grupos se dividiram para tratar os princípios da Carta da Terra, documento que define conjunto valores para nortear pessoas e estados no que se refere ao desenvolvimento sustentável. Divide-se em quatro valores fundamentais: 1. Respeitar e cuidar da comunidade e da vida; 2. Integridade Ecológica; 3. Justiça Social e Econômica; 4. Democracia, não violência e paz. “A intenção é fazer pensar. Com situações vividas no dias-a-dia podemos avaliar questões como pobreza, relações de gênero e com o meio ambiente”, disse Hugmar Pains, também acadêmico de Ciências Ambientais.
Compromisso com o futuro:
Esta é a primeira “Oficina ECO” realizada. “Eco de ecologia, ecossistema e, também, de ecoar. Pretendemos ampliar as informações e levar a mensagem a cada vez um número maior de pessoas”, define Greice do Nascimento, acadêmica de Biologia. A intenção é todo ano realizar este momento de encontro e reflexão. A partir dessa oficina será traçado um documento de compromisso em que cada acadêmico se propõe a adotar pequenas ações rotineiras mais sustentáveis em relação ao meio ambiente, formalizadas em um compromisso por curso.
A 1ª Oficina ECO: Comprometendo-se com o Meio Ambiente foi organizada pela professora Drª. Carolina Joana da Silva e equipe composta por acadêmicos do mestrado em Ciências Ambientais, Claudia R.S. De Pinho e Hugmar Pains, e do curso de Biologia, Greice Aparecida do Nascimento, Ernandes Sobreira Júnior, Wilkson Lopes, Eliane Gomes Alves.
Danielle Tavares- Coordecom/Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24787 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária