Cerca de 230 servidores ligados à sede administrativa da Unemat, entre gestores, professores e funcionários, estiveram hoje (01/06) em reunião com a reitoria da universidade, em Cáceres. Em pauta, as principais ações e projetos desenvolvidos pela instituição, além da situação financeira, demandas e projeção orçamentária para este ano.
O encontro foi um esforço de aproximação e maior diálogo entre os órgãos da administração superior e todos os funcionários a eles vinculados. O reitor, Taisir Karim, afirmou que apesar da instituição estar passando por momentos difíceis financeiramente, a universidade desenvolve muitas ações positivas em todo o estado. “Todos vocês de sede devem trabalhar para constituir uma grande equipe e atender os problemas da nossa universidade”.
Na ocasião foi apresentada a Unemat em números e o crescimento nesses últimos anos. Hoje, são 819 professores e 478 técnicos administrativos atendendo 11.529 acadêmicos em 82 cursos de graduação, regulares e diferenciados. Em 2002, a Unemat oferecia 2.220 vagas por ano no concurso vestibular. Hoje esse número subiu para 3.520. A quantidade de projetos de pesquisa desenvolvidos também saltou de 24 para 220. Para a manutenção do estudante nos bancos escolares são 550 bolsas de apoio ou monitoria, eram 223.
A partir de relatórios encaminhados por coordenadores de todos os campi, foram estimadas necessidades emergenciais da Unemat dentre as quais incluem-se: investimento em sistemas de informação e infra-estrutura. Apesar das demandas, no último ano cerca de 76% do orçamento foi utilizado para pagamento do pessoal. Do total, apenas 4% pôde ser reinvestido. “Na próxima semana, vamos receber visita técnica da assembléia legislativa do estado para que avalie os recursos da Unemat e como estamos aplicando esse montante. Vamos apresentar dados de crescimento e apontar nossas reais necessidades”, explicou o reitor.
Ações
Além do Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PRPDI) e Gestão de Finanças (PGF) cada Pró-reitor apresentou os principais projetos desenvolvidos em sua pasta.
Na graduação (PROEG), as ações são no sentido de repensar a qualidade dos cursos ofertados, política de ingresso e permanência do acadêmico na Universidade. Para este ano, planeja a organização de um fórum de ensino com representação de todos os campi.
Pós-graduação (PRPPG): A Unemat investe para fortalecer os cursos e campi existentes, com ampliação da oferta de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado. O esforço é para inserir a universidade na política da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para isso vai sediar o Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da região Norte.
A administração (PRAD), estrutura criada para agilizar e desburocratizar processos, atua reavaliando normas e procedimentos como sistema de protocolo, RH, matrícula e situação funcional dos docentes e funcionários.
Compareceram à reunião, todos os servidores e gestores de pró-reitorias, institutos, faculdades, além dos órgãos vinculados a sede, como TV Taiamã, Museu da Unemat e Celbe.
Danielle Tavares- Coordecom/Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24792 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária