Gestores da Universidade do Estado de Mato Grosso receberam, ontem (23/05) no final da tarde, representantes de diferentes movimentos sociais, na sala de reuniões da sede dministrativa, em Cáceres. O dia 23 de maio marca um momento de mobilização nacional de luta da classe trabalhadora, convocado pela CUT, entidades filiadas e movimentos sociais.
Na ocasião, o vice-reitor da Unemat Elias Januário, explicou que o reitor da Unemat, Taisir Karim, não estava presente pois cumpria agenda oficial em reunião com governador Blairo Maggi, secretários de estado, diretores de autarquias e fundações. Reafirmou a importância do diálogo entre as instituições.
Na pauta de reivindicações do Dia Nacional de Luta, temas nacionais, regionais e municipais, nos eixos: manutenção do veto à emenda 3, direito de greve do servidor público, previdência social pública e universal, reforma agrária e política agrícola, educação pública de qualidade, entre outros.
Nos temas discutidos com gestores da Unemat, a defesa da reformulação do plano de carreira (PCCS), salários dos professores contratados no último seletivo e apoio ao curso de Agronomia dos Movimentos Sociais do Campo (Camosc), uma parceria entre a universidade e Incra.
O Camosc é um curso de Agronomia diferenciado, destinado a qualificar técnicos militantes qua vão trabalhar em seus respectivos assentamentos com agricultura familiar. Recebe acadêmicos oriundos de 7 estados brasileiros. O curso em regime de alternância, dividido em tempo escola e tempo comunidade, já vai para o quinto módulo de aulas presenciais. “Garantimos que não há da parte da Unemat nenhuma intenção de encerrar o convênio”, afirmou o vice-reitor Elias Januário.
Com a utilização do novo Sistema de Administração de Recursos Humanos (programa usado para gerar folhas de pagamento dos servidores públicos do estado de Mato Grosso), houve atraso no pagamento de proventos dos professores relativo ao mês de março. “A equipe da Unemat não mediu esforços para regularizar a situação dos nossos professores. Conseguimos efetuar o primeiro pagamento e os demais estão solucionados”, explicou a pró-reitora Anapaula Vargas.
Para outras informação sobre a folha suplementar, acesse: www.unemat.br/noticias/.
Os representantes da Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat), Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) e Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foram recebidos pelo vice-reitor da universidade, Elias Januário, pró-reitores, Ilário Straub (PROEC), Wilbum de Andrade Cardoso (PGF), Anapaula Rodrigues Vargas (PRAD), equipe da PRPPG e PROEG, assessores, além de representante da Unitrabalho, Laudemir Zart e da coordenadora do Camosc, Loriége Pessoa Bitencourt.
Danielle Tavares- Coordecom/Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24877 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária