A equipe da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) está realizando reuniões com representantes de todos os campi da Unemat para divulgar e sensibilizar a comunidade acadêmica para o “Ciclo de Intercâmbio e Reflexões”. Com a iniciativa, pretende-se constituir espaços para discutir e buscar “Novos paradigmas para o Ensino Superior”, que irão orientar a programação do 2º Fórum de Ensino 2007.
Para iniciar o debate numa universidade espalhada por um gigantesco território, os primeiros encontros foram divididos por pólos educacionais. “Este momento é para levar a idéia dos ciclos e da meta institucional do Fórum de Ensino. Para isso, há necessidade de pensarmos a universidade em conjunto”, explica Tereza Antonia Longo Job, da comissão responsável pela coordenação geral.
Em 18 de maio, foi em Alto Araguaia. Dia 21, em Cáceres, com representantes dos campi de Pontes e Lacerda, Barra do Bugres e Tangará da Serra. Nesta sexta feira (25.05) será a vez do pólo de Sinop, reunindo também Alta Floresta, Colíder e Juara. Já em Nova Xavantina e Luciara ainda será agendado. A partir desses encontros, estão sendo definidas as datas para o “Ciclo de Intercâmbio e Reflexões” e traçadas as áreas prioritárias (preocupações, necessidades, demandas) para integrar a pauta, de acordo com a programação:
Num 1º momento serão realizados os ciclos de debates em cada campus, com a participação de professores, acadêmicos, comunidade externa e apoio da coordenação regional. No 2º momento: seminários nos campi para sistematização dos dados e elaboração de relatórios locais sobre o ciclo. Esse documento deverá ser encaminhado para Coordenação de Sistematização de Dados e Relatório Final, composta também por um representante de cada unidade universitária. Já o 3º momento será dedicado ao estudo, interpretação e seleção dos dados para destaque dos indicadores que nortearão a realização do Fórum de Ensino 2007.
O Fórum tem por objetivos reavaliar as propostas político-pedagógicas para o ensino superior, a formação acadêmica do profissional, repensar o perfil dos atores envolvidos, propor alternativas e soluções aos problemas levantados, além de redefinir o papel social da Unemat nos processos históricos e de transformação social e traçar a chamada “Agenda Unicomunidade”, em que constarão os papéis de cada parceiro na realização das ações propostas, no período de 2007 a 2010.
A equipe da coordenação geral do Fórum é composta por profissionais da PROEG, professoras Tereza Antonio Longo Job, Vani Maria de Melo Costa, Elair de Carvalho e o Pró-reitor Agnaldo Rodrigues da Silva.
Outras informações pelo telefone (65)3221-0001.
Danielle Tavares- Coordecom/Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24851 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária