A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está realizando o Ciclo de Intercâmbios e Reflexões que tem como proposta constituir-se em momentos de discussões sobre temas voltados ao ensino da instituição.
Coordenado pela Pró-reitoria de Ensino e Graduação(Proeg), o evento tem como objetivo levantar os indicativos de natureza político-pedagógica que irão contribuir para elaboração da programação do 2º Fórum de Debates do Ensino Superior 2007.
Com o tema “Em busca de novos paradigmas para o ensino superior”, o seu desenvolvimento se dá dentro de uma metodologia dividida em três momentos abrangendo desde a realização de ciclo de debates com os departamento e comunidade interna e externa, passando para realização dos seminários regionais, etapa onde serão discutidos e levantados os dados que quando sistematizados resultarão nos relatórios regionais dos ciclos até os estudos e interpretação dos dados que servirão de indicativos para a realização do fórum.
No mês de junho cada campus sediará o evento. Este terá a duração de dois a cinco dias e será configurado de acordo com a necessidade de cada local. Participam desse segundo momento as comunidades interna de cada campus e núcleos pedagógicos a eles vinculados e externa.O último dia será reservado para realização dos seminários regionais. Entre os assuntos a serem discutidos estão o papel social da universidade nos processos históricos e de transformação social, a formação acadêmica, entre outros.
A assessora da Proeg, professora Vani Maria da Costa Melo, ressalta a importância desta ação que precisa do envolvimento de todos os segmentos da universidade como também dos ex-alunos da Instituição e demais representações da comunidade externa.
O primeiro passo dos ciclos já está em andamento com a visita dos representantes da coordenação geral ao campus de Alto Araguaia nesta sexta-feira(18). A equipe, formada por Vani Maria e Teresa Longo Job, estará discutindo juntamente com os representantes das comunidades acadêmicas de Alto Araguaia e Nova Xavantina os elementos que vão embasar o segundo momento do projeto, bem como indicar a formação das subcomissões de organização.
No pólo de Cáceres, o primeiro momento do projeto será realizado nesta segunda feira (21) com a participação das comunidades acadêmicas de Barra do Bugres, Cáceres, Tangará da Serra. O pólo de Sinop se reunirá no dia 25 de maio com a participação dos representantes de Alta Floresta , Colider e Juara.
Por Elaine Tortorelli/ Coordecom-Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24831 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária