O campus da Unemat em Alto Araguaia recebeu ontem (16/05) a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) itinerante e o reitor da universidade, Taisir Karim. Na ocasião, o coordenador regional, Osmar Quim, apresentou os principais potenciais da região. Professores, acadêmicos e representantes políticos também puderam levar suas necessidades e demandas à comitiva.
O campus de Alto Araguaia oferta três cursos de graduação: Letras, Licenciatura em Computação e Comunicação Social, além de três especializações, atendendo 601 acadêmicos. O espaço abriga também um centro de literatura infanto-juvenil, que recebe alunos de escolas da região, promovendo uma maior aproximação entre sociedade e universidade.
O prédio histórico onde funciona o campus foi recentemente adquirido pela Unemat com apoio da prefeitura. Os investimentos agora devem ser no sentido de melhorar a estrutura existente. Dentre as principais necessidades apontadas está a reforma do telhado, construção de salas de aula, de laboratórios para os três cursos, reforma da parte elétrica e ampliação do acervo bibliográfico. Já as principais demandas acadêmicas são: necessidade de alojamento, restaurante universitário e transporte.
O reitor da Unemat, Taisir Karim, afirmou que os investimentos da instituição para o fortalecimento do campus são contantes. “Em 2002, quando assumimos na nossa primeira gestão, Alto Araguaia tinha um orçamento de R$ 126 mil. No ano passado, esse valor chegou a R$ 431 mil de repasse”, exemplificou. Entretanto, disse, “temos que pensar na Universidade como um todo”.
Nesse sentido os encontros de gestores da Unemat e Secitec fortalecem a instituição. “A secretaria pôde conhecer de perto as necessidades inerentes a cada curso ofertado e, dessa forma, poderemos propor ações em conjunto que possam contribuir para o desenvolvimento social, econômico e cultural da população de nosso estado. É um esforço político para manter um diálogo mais próximo e direto entre as duas instituições”. Para o coordenador Osmar Quim, essa aproximação é fundamental. “Só com esta presença aqui, a secretaria pode conhecer a dimensão, peculiaridades e potencialidades”.
A reunião faz parte de um calendário de encontros mensais entre Unemat e Secitec. “A universidade deve concentrar esforços para fortalecer os cursos existentes nos locais onde atua. Buscamos ouvir professores da instituição e agilizar os processos de decisão para, em conjunto, estabelecermos o plano de metas para a área de ciência e tecnologia no estado”, disse o secretário Chico Daltro.
Também compareceu à reunião o prefeito de Alto Araguaia, Maia Neto, e o presidente da câmara, Wanderley Fraga. A parceria com o poder público municipal colabora de forma importante para o fortalecimento da universidade na região.
Cinco campi da Unemat já receberam a secretaria itinerante: Barra do Bugres, Tangará da Serra, Alta Floresta, Sinop e Pontes e Lacerda. A equipe da Secitec é composta pelo secretário Chico Daltro, pela secretária-Adjunta, Ilma Grisoste, e Inês Costa Marques, superintendente de gestão de ensino superior.
Danielle Tavares- Coordecom/Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 25057 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária