Os Pró-Reitores de Extensão e Cultura, Ilário Straub, e de Gestão Financeira, Wilbum Andrade Cardoso, receberam hoje (10.05) acadêmicos bolsistas da Unemat, na sala de reunião da Sede Administrativa em Cáceres. Cerca de 60 estudantes dos cursos de Agronomia, Biologia, Computação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Geografia, Letras, Matemática, Pedagogia, História participaram da reunião.
Em pauta: edital de financiamento a eventos científicos e bolsas acadêmicas. A seguir, esclarecemos os principais pontos tratados.
1)Edital de financiamento para participação de acadêmicos em eventos científicos:
O apoio Institucional à participação em eventos acadêmicos (congressos, encontros, seminários) no valor total de R$60 mil ainda está sendo avaliado junto à Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), que será parceira da Unemat nesse projeto.
Após aprovação nas instâncias responsáveis, a Universidade vai discutir internamente como ocorrerá a seleção e o edital específico será elaborado em conjunto com diferentes segmentos. “Todo esse processo será construído com a participação de representeantes discentes”, explicou o Pró-Reitor Ilário Straub.
2)Pagamento de bolsas monitoria, iniciação científica e apoio:
Os processos que foram recebidos em tempo hábil já estão sendo cadastrados no Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado de Mato Grosso (Fiplan). O setor responsável está processando atualmente 153 bolsas de iniciação científica, apoio e monitoria.
O Pró-Reitor de Gestão Financeira, Wilbum Andrade Cardoso, afirmou que até o final deste mês as bolsas deverão ser pagas, inclusive com os valores retroativos. Entretanto, é importante lembrar que o Fiplan é um sistema novo adotado em todo o Estado para padronização da gestão financeira. Por ser um programa ainda recente, os profissionais da Unemat estão realizando constantemente cursos de aperfeiçoamento e capacitação para garantir serviços cada vez com maior agilidade e eficiência à comunidade.
3)Bolsistas apoio:
Os processo de bolsistas apoio já encaminhados à Coordenador de Assuntos Comunitários e Estudantis (Cace) que apresentaram corretamente toda a documentação comprobatória já foram encaminhados aos setores responsáveis.
No último edital, com resultado divulgado em 28 de março, foram concedidas 150 bolsas. Do total, 93 enviaram o processo completo. “Os que vieram faltando documento ou divergências no que foi declarado e comprovado voltaram para os respectivos departamentos”, explicou o coordenador Pedro José de Lara. Nesse casos, os acadêmicos já foram contactados para solucionar as pendências.
4)Valor das bolsas:
Todas as bolsas acadêmicas concedidas pela Unemat são de R$300, valor atrelado ao pago pelo CNPQ. Tal readequação ocorreu em necessidade de tomar referências adotadas em nível nacional, o que possibilita efetivar parcerias com outras agências de fomento e, dessa forma, viabilizar projetos e parcerias interinstitucionais.
Outras informações, entre em contato com a Coordenadoria de Assuntos Comunitários e Estudantis, pelo telefone (65) 3221-0082 ou 3221-0088.
Danielle Tavares- Coordecom/Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24836 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária